Política

Candidato à presidência chega hoje a Boa Vista atrás de votos

Experiente parlamentar, Jovair Arantes tentará conquistar o apoio dos oito deputados federais de Roraima

O deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) chega hoje a Boa Vista e tentará conquistar o maior número possível de votos da bancada roraimense. Ele é um dos três candidatos à presidência da Câmara dos Deputados Federais e disputa o cargo com Rodrigo Maia (DEM/RJ), atual presidente, e com Rogério Rosso (PSD/DF).

Dos três concorrentes, Jovair é o candidato com mais tempo na Casa, com 20 anos de parlamento. Ele foi o relator no processo de Impeachment da então Presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados. Jovair está em plena campanha e deverá percorrer todos os estados.

A agenda do candidato em Boa Vista é breve. Pela manhã, ele participa de um café com colegas de parlamento que estão na Capital. O evento ocorre a partir das 9h no Hotel Aipana, no Centro, e será aberto à imprensa, segundo adiantou o também deputado federal Carlos Andrade do PHS (Partido Humanista da Solidariedade).

Após o café, Jovair se reúne às 10h com a governadora do Estado, Suely Campos (PP), no Palácio Senador Hélio Campos, também no Centro. Em seguida, às 11h, o candidato se encontra com a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), no Palácio 9 de Julho, no bairro São Francisco, zona Norte. À tarde, Jovair vai para uma entrevista em uma rádio local e depois embarca para outro estado.

Carlos Andrade adiantou que seu partido ainda não havia definido apoio, mas não descartou a possibilidade do voto, dizendo que Jovair é um bom nome para presidir a Casa porque tem “experiência com seus 20 anos de parlamento”. “Sem dúvida é um bom nome, mas nosso partido ainda vai definir quem apoiaremos. Votaremos naquele que fizer compromisso com nossa bancada para beneficiar nossa gente”, ressaltou.

No Congresso, lembra Carlos Andrade, tramita a PEC 199, que diz respeito ao enquadramento de servidores do ex-território de Roraima junto à União, e outros projetos de lei que beneficiam os roraimenses. Por isso, segundo o parlamentar, é preciso fazer compromissos com os candidatos em prol das questões do Estado. Carlos Andrade informou que o PHS já ouviu as propostas de Jovair e de Rodrigo Maia, mas falta escutar Rogério Rosso.

“Vou acompanhar o colega de parlamento Jovair amanhã [hoje] porque entendo que ele é um bom nome, mas qualquer outro candidato que vier, também os acompanharei durante a visita à nossa Capital. Como disse: nosso partido ainda vai definir o apoio”, finalizou o parlamentar roraimense. (A.J)