Política

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados faz visita a Roraima

Em sua vinda para pedir votos à presidência da Câmara, Jovair Arantes cumpriu agenda com parlamentares, governadora e prefeita

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Federal, que comandará os trabalhos da Casa de 2017 a 2019, será realizada no dia 02 de fevereiro. A poucos dias das eleições para a presidência, os candidatos intensificaram a agenda de viagens aos estados em busca de apoio dos colegas parlamentares.

O deputado federal Jovair Arantes (PTB/GO), candidato à presidência da Câmara, visitou Roraima nesta segunda-feira, 23, cumprindo seu cronograma de viagens pelo Brasil. Em Boa Vista ele foi recepcionado pelos deputados Maria Helena Veronse (PSB) e Remídio Monai (PR), além do deputado estadual Naldo da Loteria. O parlamentar tratou sobre sua candidatura e veio conhecer os problemas políticos e institucionais que enfrenta hoje o Estado.

A reunião com a imprensa contou ainda com a presença dos deputados Wilson Filho (PB), Waldemir Pereira (MT) e Alfredo Coifar (PR), que integram a comitiva do candidato. De acordo com Jovair Arantes todos os estados brasileiros terão o mesmo espaço e representatividade na Câmara caso ele seja no novo presidente da Casa.

Segundo ele, é preciso mudar para que as bancadas possam ajudar seus estados. “Não é porque Roraima é um Estado pequeno que ele terá dificuldades lá dentro. Farei de tudo para ajudar os oito deputados, pois sei que muitas questões dependem deles para serem resolvidas”, afirmou Arantes.

O deputado disse à imprensa que a Câmara precisa de um presidente que tenha coragem para fazer muitas mudanças. “Temos que dar transparência à administração. A sociedade tem que saber o que está acontecendo aqui”, disse.

Arantes também defendeu em seu discurso que a Câmara precisa de mais protagonismo, e não pode ficar nas mãos do Judiciário ou do governo. Ele destacou a importância da comunicação entre as esferas de poder para facilitar o debate de temas importantes para os estados. “Queremos ter interlocução permanente com os a bancada dos estados para ver como a Câmara pode atuar mais rapidamente. Também precisamos afinar a conversa com os governos para que possamos somar esforços nessa direção”, declarou.

Jovair Arantes é o segundo deputado a lançar candidatura à presidência da Casa. Além dele, disputam a vaga Rogério Rosso, líder do PSD, e Rodrigo Maia, atual presidente.

REUNIÕES – Após receber a imprensa, Jovair Arantes teve reuniões com a governadora Suely Campos (PP) e com a prefeita Teresa Surita (PMDB). O encontro com Suely ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos.

Caso eleito, o deputado prometeu ajudar a bancada de Roraima nos pleitos de interesse do Estado. No início da tarde, o parlamentar seguiu para o Amazonas, onde continuou suas visitas em busca de votos.  

ELEIÇÃO – A votação para os 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados de 2017 a 2019 será no dia 2 de fevereiro. Serão eleitos o presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

Bancada de RR deve acompanhar partidos na escolha da presidência

A deputada federal Maria Helena (PSB) afirmou que a vinda dos candidatos à presidência da Câmara a Roraima mostra atenção com os problemas atípicos e importantes do povo daqui. Segundo ela, o apoio do PSB a Jovair Arantes ainda não foi fechado, mas disse que ele é um parlamentar experiente e que pode ajudar o Estado.

“Sabemos do trabalho e trajetória dele em Goiás e na Câmara. Entendemos que o Jovair pode nos ajudar e muito em Brasília. Temos muitas demandas para encaminhar a ele caso seja eleito. Eu não posso dizer que tenha voto firmado, pois ainda não conversei com partido, mas o voto da deputada é do Jovair”, disse a deputada.

Deputado Remidio Monai (PR) avaliou como muito importante as visitas ao Estado, pois os compromissos ficam registrados para o povo. “Quando fomos cobrar, tem mais credibilidade. Meu voto é uma questão partidária, mas tenho simpatia e amizade por Jovair e vamos levar isso em consideração”.

O deputado Abel Galinha (Dem) disse que seu voto será para Rodrigo Maia, que é do seu partido, e informou que ele também deve visitar Roraima na próxima semana. “Ele tem todo meu apoio”, frisou.

O deputado Édio Lopes (PR) confirmou também seu voto no atual presidente. “Deverei votar no atual presidente, deputado Rodrigo Maia, mesmo porque o meu partido fez composição com a chapa encabeçada pelo atual presidente”, comentou.

O deputado Hiran Gonçalves (PP) disse que tem uma posição muito partidária, apesar de sua amizade com Rodrigo Maia. “Como vice-líder do partido, não vou me manifestar até meu partido fechar a questão sobre o apoio. A Executiva Nacional se reúne esta semana, em Brasília, e minha posição é a posição do partido, e ela será divulgada após essa reunião”.

OUTROS – Os deputados Johnathan de Jesus (PRB), Carlos Andrade (PHS) e Shéridan (PSDB) foram procurados pela Folha para saber sobre seus votos, mas não responderam às demandas.

Publicidade