Cotidiano

Candidatos alegam erro na avaliação do processo seletivo para professor

Participantes do processo seletivo do Governo do Estado, para a contratação temporária de professor substituto para atuar nas escolas que ofertam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emip), afirmam que o critério de avaliação utilizado pela Secretaria de Educação e Desporto (Seed) está errado. Segundo eles, o órgão não está seguindo o edital do certame.

As inscrições aconteceram no dia 24 deste mês e o resultado preliminar saiu na última quarta-feira, 29. Conforme o edital, que está disponível no site do Centro Estadual de Educação Profissional: www.ceeprr.com.br, o critério de seleção compreende análise curricular de caráter classificatório, onde os títulos deveriam ser avaliados de forma separada.

No entanto, de acordo com o professor Marilson Gomes, que participou do seletivo, os responsáveis pela avaliação curricular não seguiram o que foi determinado. “O edital é claro. Portanto, deve-se atribuir pontuação para quem tem os títulos de: conclusão do curso de licenciatura plena na área específica [12 pontos]; conclusão do curso de bacharelado/tecnólogo na área específica [12 pontos]; e conclusão do curso técnico com habilitação específica [11 pontos]. O problema é que apenas um deles foi considerado pela organização, o que está errado”, argumentou o professor.

Segundo ele, outros participantes do seletivo estão insatisfeitos com a situação. “Outros colegas profissionais da área me disseram que estão com o mesmo problema, que apenas um dos itens foi considerado pela organização no momento da avaliação. Meu currículo comprova que tenho os três níveis. O correto é que eles sejam considerados, seguindo as regras do edital”, afirmou.

Apesar de ter entrado com recurso, Marilson Gomes disse que a organização do certame garantiu que o pedido será indeferido. “Quando fui reclamar, os responsáveis informaram que eu deveria ter escolhido apenas um dos cursos. O problema é que não sou eu que escolho, são os critérios que constam no edital. A Secretaria de Educação deveria segui-los e aplica-los da maneira correta. Se fosse para escolher somente um dos cursos, os itens deveriam estar juntos e não separados”.

GOVERNO – Em nota, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) informou que a comissão que avalia o processo seletivo de contratação de professores substitutos para atuarem nas escolas estaduais segue os critérios de avaliação publicados em edital.

Conforme a Seed, os critérios de seleção do certame decorrem sobre a análise curricular de caráter classificatório, onde os títulos são avaliados de acordo com o exigido em edital, pontuando em apenas uma das formações. “A equipe de avaliação segue de forma correta o edital, e continua normalmente com as análises dos recursos no período de dois dias, com publicação do resultado na próxima segunda-feira, 03 de abril”, diz a nota. (B.B)