Política

Candidatos apostam em nomes curiosos para tentar se eleger nas Eleições 2016

Fuleiro, Pura Bucha, Camarão do Salão, Rato Taxista, Borer o Homem de Preto, Boneco da Colina e Xirra são nomes registrados por candidatos

Desde que não ofenda ninguém, o candidato é livre para escolher e registrar na Justiça Eleitoral o nome que quiser usar na campanha para marcar território e chamar a atenção do eleitorado. Em Roraima, a disputa para vereador desse ano está cheia de nomes pra lá de criativos e curiosos. Fuleiro, Pura Bucha, Camarão do Salão, Rato Taxista, Borer o Homem de Preto, Boneco da Colina e Xirra são apenas alguns nomes exóticos e curiosos utilizados por candidatos a vereador.

Eles apostam nas alcunhas pelas quais são reconhecidos em suas comunidades e redes de relacionamentos para conquistar votos, ajudar os partidos a atingir o coeficiente eleitoral para eleger mais representantes e, quem sabe, conquistar uma das vagas na Câmara Municipal de suas cidades.  

Em levantamento das candidaturas deste ano, disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Folha identificou pelo menos 100 nomes de candidatos à vereança de Roraima com este perfil. Mas nem sempre o nome esquisito é uma estratégia para chamar a atenção dos eleitores. Na avaliação do cientista político Paulo Racoski, estes apelidos podem causar estranheza no eleitorado em geral, mas normalmente são a referência dos candidatos, a forma como são conhecidos em seus bairros e comunidades. “Se não usar, não é reconhecido”, disse.

Mas há também, ainda segundo Racoski, os que procuram chamar a atenção com uma caracterização, que pode envolver, além do nome, o estilo e até bordões. “O uso do nome como uma tentativa de atrair o voto do eleitor é comum na eleição brasileira, e acontece desde uma época em que não existia tecnologia. Hoje em dia, com as mídias sociais, isso aumentou. O exemplo mais clássico é o Tiririca, que era um palhaço, fazia trocadilhos infames e acabou sendo o mais votado na eleição que concorreu. Então é uma prática usual”.

Racoski afirma que a maioria dos candidatos busca atrair singularidade para ficar na memória do eleitor. Ainda mais numa eleição em que as regras eleitorais mudaram e o postulante ao Legislativo municipal já não têm tanto espaço nos programas eleitorais veiculados na TV e no rádio.  “Isso não especifica qualidade política, nem ideológica, nem partidária. A princípio, é uma forma de atrair a atenção do eleitor, se destacar na multidão”, frisou.

Nome deve respeitar o pudor

O artigo 12 da Lei das Eleições (Lei 9.504) determina que o nome que o candidato escolhe para registrar sua candidatura não pode atentar contra o pudor e nem seja ridículo ou irreverente.

A legislação eleitoral diz que o candidato às eleições indicará, no pedido de registro, além de seu nome completo, as variações nominais com que deseja ser registrado, até o máximo de três opções.

Segundo a Lei das Eleições, as opções de nomes de candidatos poderão ser o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual é mais conhecido, desde que não se estabeleça dúvida quanto a sua identidade.

Conheça os nomes mais curiosos por municípios

Alto Alegre
Com 61 candidatos, Alto Alegre apresenta candidatos com referências às profissões, como Josué da Horta, Gaúcho do Ônibus e Lucas do Leite, mas também outros diferenciados como o André do Sucuba, Caboco Branco, Cuamba e Moacy Pé de Mingau.

Amajari
Com 76 candidatos, Amajari tem o Caboco China, o Fogoió, Sulamba, Tepequém, Tumuré, Alagoano e Neblina.

Boa Vista
Com 370 candidatos, a Capital tem nomes diferenciados para todos os gostos: do Camarão do Salão ao Cabeção do Gesso; tem Caroço, Cheiro Verde, Falcão, Filhinho, Jabá, Najá e até um Tigrão.

Bonfim
Capeca – o amigo de todas as horas, Picote, Foguinho e Garimpeiro são alguns dos nomes de candidatos a vereador em Bonfim. Município que tem o maior número de candidatos como Professor e Irmão iniciando o nome político. Outra curiosidade é que de uma mesma família saíram vários candidatos a vereador.

Cantá
Cantá é um município também com muitos professores candidatos. São sete no total. Também tem muita referência a vicinais da região. Os nomes destacados são: Bigode da 11, Buda, Marreta Taxista, Neguinho da Saúde e Velho da 10.

Caracaraí
O município tem 154 candidatos a vereador e nomes que no mínimo são inusitados, como: Mundinho, Polaco Pé de Bola, Pé no Chão, Pópó, Ró do Baixo, Zé Pretinho, Zé Rico e Rato Taxista.

Caroebe
Em Caroebe, com 65 candidatos a vereador, o eleitor tem poucas opções a escolher entre os nomes diferenciados. Os que se destacam são: Bacana, Careca, Mucuim Shopa e Socinho.

Iracema
Boneca, o Codó e o DDD disputam entre os nomes diferenciados dos 67 candidatos de Iracema.

Mucajaí
Com 99 candidatos a vereador, destacam-se em Mucajaí nomes como Bacana, Barriga, Cabeça do Canta Galo, Elson Pé de Ferro, Diouro, Goió, Manoel Criatura, o Padre e o Papel.
Normandia
Em Normandia, com 47 concorrentes, o candidato Ailton Lima Cavalcante registrou o nome político de Xirra.

Pacaraima
Localizado na fronteira, o Município de Pacaraima terá 95 candidatos a vereança, entre eles destacam-se os nomes do Bispo, Bogo do Taxi e Gordo do Moto-Táxi.

Rorainópolis
Nomes políticos exóticos como Borer o Homem de Preto, Fuleiro, Juruna, Macuxi de Roraima, Chico das Éguas, Toró, Boneco da Colina, Coelhão, Gaguinho da Caçamba, Gordinho da Padaria, Parazim da Casa Verde, Pinto do Equador e Zé do Fusca são nomes de candidatos destacados no Município de Rorainópolis.

Baliza
Em São João da Baliza, todo mundo é de alguém, de algum lugar ou faz questão de ter sua profissão no nome político: Ismael da 26, Louro do Sorvete, Nelson da Saúde, Gaúcho do Lanche, Angolano, Binlard, Ceará do Comércio, Chaga da Caçamba, Valdir da Padaria, Valdir da Saúde, Velhinho do Bar, Loro do Comércio, Doutor Bananeiro, Vagner do Reni e Sansão.

São Luiz
São Luiz do Anauá é um dos poucos municípios a registrar apenas dois nomes diferenciados nas candidaturas para a Câmara Municipal: Chapolin da Van e Chico do Ventilador.

Uiramutã
Fechando a lista de nomes exóticos está o candidato Pura Bucha, que disputa a vereança em Uiramutã.