Cotidiano

Candidatos dormem na fila para se inscrever em seletivo da Prefeitura

Foram mais de 1.500 inscritos no primeiro dia, com registro de um pequeno tumulto na abertura do portão

 

Mais de 1.500 pessoas compareceram ontem, 27, ao prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Centenário, zona oeste, para o primeiro dia de inscrições do processo seletivo da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges). Os candidatos começaram a chegar na noite anterior e dormiram na fila para garantir o lugar.

Autorizado pela Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), o seletivo prevê a oferta de 320 vagas, distribuídas entre os níveis fundamental, médio e superior. O edital com as regras foi publicado na segunda-feira, 25, e as inscrições deverão ser encerradas nesta quinta-feira, 28. O horário de inscrição começa às 8 horas e se estende até as 17 horas.

Para Ticiane Lima, 36 anos, o seletivo é uma oportunidade para quem está desempregado. “As minhas expectativas são as melhores possíveis, pois eu já tive experiências na área de alfabetização para pessoas da melhor idade, não diretamente com a Prefeitura, mas com a Universidade Federal de Roraima. Estou aqui na tentativa de conseguir uma vaga, já que emprego nos dias de hoje está bem complicado, e até o momento o tempo de espera está sendo bem tranquilo”, disse.

Segundo a presidente da comissão do seletivo, Célia Mota, a equipe que está trabalhando no seletivo vai ficar direto, incluindo o horário de almoço, no Cras. Ao término do horário, quem estiver ainda aguardando a sua vez vai ter uma senha que garante o atendimento no mesmo dia.

Como havia muita gente aguardando o horário de início do recebimento da documentação, ontem pela manhã, acabou gerando tumulto na abertura do portão. Uma equipe da Guarda Municipal precisou ser acionada para organizar a situação. “O processo está bem organizado, no sentido de que as pessoas apenas entreguem a documentação em envelope pardo, conforme está estabelecido no edital. No início das inscrições houve uma aglomeração de pessoas, com filas um pouco extensas, mas a gente atribui esse fato à ansiedade dos candidatos”, disse Célia.

Segundo ela, diante do momento complicado que o país vive e a oportunidade de emprego, as pessoas ficam numa expectativa muito grande para garantir a inscrição. “A gente havia orientando que não precisava formar fila. A partir do momento que iniciamos os trabalhos de recebimento dos envelopes, às 8 horas, a situação foi se normalizando. Às 9 horas já tínhamos 500 inscritos e, a partir daí, o tempo de permanência das pessoas foi diminuindo, não durando cinco minutos”, complementou a presidente da comissão.

Cerca de 70 funcionários da secretaria estão trabalhando no recebimento da documentação. A previsão é de que a lista com o nome dos selecionados seja divulgada no dia 26 de outubro. “A gente orienta e garante que todas as pessoas que chegarem no horário determinado pelo edital vão ser atendidas e no menor tempo possível. É só se preparar lendo o edital corretamente, entregando as documentações em envelope lacrado”, ressaltou.

De acordo com o edital publicado pela Prefeitura, o processo seletivo tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, atendendo as demandas da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) e do Programa Criança Feliz.

No caso do programa Criança Feliz, os profissionais selecionados vão atuar em duas macroáreas da primeira infância, sendo a primeira delas situada nos bairros Jardim Tropical, Senador Hélio Campos, Pintolândia, Sílvio Botelho e Santa Luiza. Já a segunda macroárea atende às demandas dos bairros Nova Cidade, Operário, Dr. Airton Rocha, Governador Aquilino Mota Duarte, Raiar do Sol, Bela Vista e São Bento.

EDITAL – Tanto o formulário de inscrição, quanto o edital com a lista de documentos exigidos, podem ser acessados no site da Prefeitura de Boa Vista (www.boavista.rr.gov.br). Vale ressaltar que no ato de entrega da documentação, que está ocorrendo no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Centenário, situado na Rua Santo Agostinho, nº 173, o material deve estar lacrado em envelope pardo, que deve ser entregue para um dos atendentes da Semges. (M.L).