Cotidiano

Candidatos lotam escola no primeiro dia de inscrição a seletivo municipal

Previsão é que seis mil pessoas se inscrevam no seletivo para disputar 554 vagas distribuídas entre merendeira, motorista, cuidador e apoio administrativo

A Prefeitura de Boa Vista iniciou, na manhã de ontem, 16, a inscrição para o seletivo destinado a compor o quadro das escolas municipais, casas mães e creches pró-infância da área urbana da Capital. No primeiro dia, milhares de pessoas formaram uma fila enorme para fazer inscrição. Conforme a Secretaria Municipal de Administração, a expectativa é de aproximadamente seis mil inscritos.

Estão sendo oferecidas 554 vagas: 230 para merendeira, 27 para motorista, 283 para cuidador e 14 para apoio administrativo. Também haverá vagas para o cadastro de reserva, ou seja, pessoas que podem ser chamadas conforme a necessidade. O resultado final será divulgado no dia 25 e a convocação será nos dias 26 e 27 de janeiro.

A contratação tem validade de um ano e pode ser prorrogada pelo mesmo período. A carga horária varia de 25h a 44h semanais. Já os salários variam de R$ 1.020 a R$ 1.980, de acordo com a função.

O titular da Secretaria de Administração Municipal, Marcelo Feitoza, disse que no ano passado cerca de três mil pessoas se inscreveram no seletivo e que este ano a expectativa é que este número dobre. “Aumentamos o número de funções e vagas em 2017, então acreditamos que o seletivo terá cerca de 6 mil inscritos”, comentou.

Uma equipe de 90 profissionais foi montada para atender à demanda. “Nosso pessoal foi treinado na semana passada e agora está orientando a população, fazendo o cadastro e conferindo a documentação dos interessados. Também estamos contando com o amparo da Guarda Municipal. Ou seja, temos apoio técnico, logístico e administrativo”, frisou Feitoza.

Segundo ele, ainda não há um número parcial de inscritos. “Mas posso afirmar que milhares de pessoas já foram atendidas. Alguns cidadãos estavam na fila desde o domingo. O atendimento está acontecendo de forma organizada, de acordo com a legislação, dando preferência às pessoas que têm direito, como aquelas com crianças de colo”, explicou.

Uma das candidatas, Cleudes Ana Maria Maia, que concorrerá ao cargo de cuidadora de crianças da educação infantil, disse que está desempregada há mais de seis meses e espera ser convocada. “O desemprego está alto. Está muito difícil trabalhar, então esta é uma boa oportunidade. Tenho duas filhas para sustentar e espero conseguir uma das vagas”.

A estudante Letícia Santos, 26, comentou que dormiu na fila para se inscrever. “Estou aqui desde as 15h do domingo. Quando cheguei aqui, a minha senha já era a 68. Eu trabalhava como vendedora e estou desempregada há quatro meses. Meu currículo é bom e acredito que vai dar certo”.

INSCRIÇÃO – As inscrições estão sendo feitas até hoje, 17, na Escola Municipal Professora Maria Francisca da Silva Lemos, na Rua Mestre Albano, bairro Buritis, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os documentos originais e cópia de acordo com os editais nº 01 e 02/2017, que foram publicados no Diário Oficial do Município de Boa Vista (D.O.M), nos dias 11 e 12 deste mês.

Candidatos reclamam de paralisação do atendimento

Durante o atendimento do seletivo da Prefeitura de Boa Vista, ontem, na Escola Municipal Professora Maria Francisca da Silva Lemos, no bairro Buritis, alguns candidatos reclamaram do atendimento devido à paralisações. Uma das candidatas, que preferiu anonimato, disse que quando o atendimento parou para o horário do almoço, as pessoas na fila ficaram desamparadas. “Pararam de atender e não distribuíram senhas. É difícil, estou com fome, com sede e não posso sair da fila”, protestou.

Outro candidato, Alex Jamau, afirmou que ficou na fila desde as 8h da manhã e ao fim do dia não foi atendido. “Tem gente na fila desde as 3h da madrugada e sequer recebeu senha. Abriram os portões às 9h, fecharam às 11h, reabriram às 14h30 e fecharam novamente às 17h30. É um absurdo e falta de respeito com as pessoas. A Prefeitura tem que tomar uma providência”, reclamou.

OUTRO LADO – A Folha tentou entrar em contato com a Prefeitura de Boa Vista por telefone. Mas, devido ao horário da reclamação feita pelos candidatos, às 18h de ontem, não obteve reposta. (B.B)