Cotidiano

Candidatos questionam divulgação de resultado da prova objetiva sem classificação

Uerr afirma que o resultado final do concurso com a classificação será divulgado apenas no dia 25 de maio

Algumas pessoas que participaram do concurso da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-estar Social (Setrabes) se surpreenderam, na última terça-feira, 15, ao consultarem o resultado final da prova e perceberam que não houve a divulgação da classificação dos candidatos por nota, mas sim por ordem alfabética.

Os candidatos que denunciaram a medida alegam que a forma de divulgação deixou muita gente confusa, pois vários candidatos acabaram ficando empatados, e somente uma publicação da classificação de acordo com a quantidade de vagas para cada cargo poderia indicar quem foi aprovado ou não.

“Eu analisei a nota de todos os meus concorrentes, e vi que a minha foi a mesma de outros três ou quatro participantes. O primeiro critério de desempate para esse tipo de situação é a idade. Mas como eu vou saber a idade dos outros concorrentes? Aí eu fiquei desesperado”, contou um dos candidatos.

Segundo ele, ao tentar entrar em contato com a Comissão Permanente de Concurso e Vestibular (CPCV), foi informado que a instituição não tinha obrigação de revelar o resultado da prova objetiva na ordem classificatória de notas.

“Eles disseram que não são obrigados a revelar a classificação dos participantes antes da homologação. Mas não tem data para a homologação. Não aparece nada para depois do dia 15 de maio. Aí fica a dúvida de como esse processo vai acontecer e quanto tempo vai durar. Isso é ruim pois eu nem sei se começo a me programar quanto a isso”, frisou.

Outro candidato, que também optou por não se identificar, afirma que mesmo não passando por uma situação na qual sua nota é a mesma de outros concorrentes, também tentou conversar com a CPCV sobre como seria o andamento do processo de homologação, com o fim do calendário.

“Nós vamos ter que ficar esperando a Setrabes nos chamar. O ruim disso é que temos que nos organizar. Não podemos ser pegos de surpresa”, observou.

Ele também mencionou o caso do edital da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), que também é realizado pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr), cujo resultado final mostrou a classificação com clareza.

“Em certames anteriores realizados pela Uerr, o resultado final sempre sai com a classificação, conforme anunciado o calendário. Não digo que era tudo feito perfeitamente, mas, pelo menos, não era tão imprevisível”, relatou.

OUTRO LADO – A Comissão Permanente de Concurso e Vestibular (CPCV) da Uerr informou que o resultado final da prova objetiva não é o resultado final do concurso da Setrabes, mesmo que no calendário do concurso conste como o resultado final da prova objetiva como último item.

De acordo com a organizadora, o resultado final preliminar do concurso será publicado no dia 25 de maio e ficará estipulado o prazo de recurso contra do resultado final preliminar no período de 28 a 30 de maio. (P.B)

Candidatos empatados são convocados para apresentar documentos

Na mesma nota enviada à Folha, a Uerr informou ainda que, devido ao empate de diversos candidatos, a Setrabes e a Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração (Segad) publicaram na tarde de hoje, 18, o edital de “Convocação para aplicação do critério de DESEMPATE”. Link: https://cpc.uerr.edu.br/?cat=86, no site da Uerr-CPCV.

“Os candidatos que empataram (veja relação no edital de convocação) estão sendo convocados para apresentar a Carteira de Identidade (ou outro documento que comprove a idade do candidato) e a declaração de exercício da função de jurado no tribunal do júri”, mencionou a nota.

Os documentos solicitados deverão ser entregues na sala de atendimento da CPCV, no campus Boa Vista da UERR, de 18 a 23 de maio, no horário das 8h às 14h. (P.B)