Cotidiano

Cantá e Rorainópolis ganharão casas lotéricas

A Caixa Econômica Federal lançou o edital de pregão eletrônico para a instalação de três novas casas lotéricas em Roraima. Os municípios de Boa Vista, Cantá e Rorainópolis foram os selecionados para receber as novas loterias. Os interessados em explorar a atividade lotérica têm até as 13h (horário local) do dia 7 de agosto para realizar o credenciamento do pregão. As propostas serão aceitas até as 13h30 do mesmo dia.

O edital para participação no pregão está disponível no site da Caixa e no aplicativo Licitações da Caixa. O número do certame que contempla os municípios de Roraima é 031/2017. Conforme o gerente regional da Caixa, Clemilson Carvalho, os interessados devem realizar o quanto antes o cadastramento e os demais procedimentos para se habilitar e apresentar as propostas antes do prazo final.

Para ele, o principal benefício que as novas lotéricas vão trazer é a possibilidade de fomentar a economia da localidade. Cantá e Rorainópolis são os únicos municípios do Estado que não possuem uma loteria. “A população do Cantá, por exemplo, se desloca até a capital para poder utilizar a lotérica e acaba gastando o dinheiro aqui, enquanto a economia do próprio município continua estagnada”, explicou.

Até o momento, Roraima possui 23 casas lotéricas, tendo em vista que os municípios de Alto Alegre, Caracaraí e Mucajaí estão com as loterias em fase final de implantação. Segundo ele, até o mês que vem o número total deve chegar a 26. Com lotéricas em todos os municípios, Carvalho salientou que os moradores de vicinais e comunidades indígenas também vão contribuir com a economia da região.

Conforme o gerente, o primeiro passo para quem deseja explorar a atividade lotérica é se cadastrar no www.licitacoes.caixa.gov.br. Com esse cadastro, é possível participar de qualquer licitação, mesmo que não seja da Caixa. Depois disso, é necessário levar toda a documentação exigida em qualquer agência Caixa para se certificar a participar do certame da loteria.

O último passo é ofertar um lance para a implantação da loteria. Para os municípios de Boa Vista e Rorainópolis, Carvalho informou que os lances poderão ser ofertados das 13h30 às 14h (horário local) do dia 8 de agosto. Para o município de Cantá, os lances podem ocorrer das 13h30 às 14h (horário local) do dia 9 de agosto deste ano.

Em Boa Vista, a loteria será implantada no Roraima Garden Shopping, na zona leste da capital. Pela localidade de implantação, o gerente frisou a segurança e comodidade que os clientes terão. Enquanto as loterias de ruas funcionam até o meio-dia aos sábados, a exemplo, as lotéricas localizadas em shoppings possuem horário diferenciado. “Num sábado, às 15h, as pessoas poderão realizar jogos, pagar um boleto ou efetuar outro serviço de sua necessidade”, disse.

REQUISITOS – Pessoas físicas e jurídicas podem participar do certame. No entanto, há requisitos a seguir. Não podem participar as pessoas jurídicas em recuperação judicial ou extrajudicial, ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação; e pessoas físicas ou jurídicas que estejam com o direito de licitar e contratar com a Caixa suspenso, impedidas de licitar e contratar com a União ou que tenham sido declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública, no âmbito Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal. De modo geral, em ambos os casos não pode haver impedimentos legais e nem ser funcionário ou parente de um funcionário Caixa. O gerente pontuou que, sendo empresa ou não, será dado um prazo de 60 dias para que seja formalizada uma empresa de lotérica.

SICAF – Carvalho ressaltou que as pessoas cadastradas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) não precisam apresentar parte da documentação exigida na hora do cadastro. Para tanto, ele aconselhou que os interessados leiam o edital. (A.G.G)