Cotidiano

Capital e municípios ficam sem luz no dia do aniversário de criação do Estado

Eletrobras diz que problema foi ocasionado por interrupção na linha da Venezuela, mas não explicou porquê termelétrica não funcionou

Uma falha na transmissão de energia elétrica na Venezuela provou transtornos à população durante as comemorações de aniversário de Roraima. O apagão durou por quase 1 hora, afetando a Capital e todos os municípios do interior do Estado. Por volta das 16h40 houve a interrupção do serviço. 

Segundo a Eletrobras Distribuição Roraima, o desligamento do sistema no Estado ocorreu devido a falhas nos equipamentos da subestação de Las Claritas, na Venezuela, e a situação só foi normalizada às 17h38, quando o sistema venezuelano foi restabelecido.

A Folha ainda questionou a Eletrobras sobre a utilização das termelétricas para auxiliar a demanda de energia no Estado, mas não obteve resposta sobre a questão.

Moradores do Caimbé sofrem com oscilações

As constantes oscilações de energia elétrica têm provocado transtornos aos moradores do bairro Caimbé, situado na zona Oeste da Capital. O problema era pouco frequente, no entanto, começou a piorar de sexta-feira passada, 29. De acordo com o servidor público Sérgio Santos, 48 anos, a preocupação maior é em relação aos eletrônicos, uma vez que o vai e vem da energia tem provocado sobrecarga em alguns equipamentos.

“Ainda não chegamos a ter nenhum equipamento danificado aqui, em casa, por conta desse problema, no entanto, é uma preocupação não só minha, mas de muitos moradores, já que está tendo muita oscilação pela região”, comentou Santos, que reside na Rua João Padilha, via que dá acesso à Avenida Princesa Isabel.

A dona de casa Maria Rodrigues Sales, 37 anos, é outra moradora que também tem se queixado bastante da instabilidade energética na região. À Folha, ela afirmou que somente essa semana o bairro ficou sem energia elétrica por duas ocasiões. “Essa semana foram duas quedas de energia e o tempo de duração foi de aproximadamente 20 minutos. Fora essa questão das oscilações, que são tantas que parecem que os equipamentos vão explodir. Por sorte, nunca tive prejuízo, até porque costumo tirar tudo da tomada. Mas é complicado, pois a gente já paga um valor bem alto na energia, que não é de qualidade”, destacou.

A região possui suporte da Usina Termelétrica de Floresta, que sempre deveria ser acionada quando o desligamento do fornecimento elétrico é prolongado. Apesar disso, os moradores relatam insatisfação, já que a usina não tem atendido à demanda da região.

ELETROBRAS – A Folha entrou em contato com a Eletrobras Distribuição Roraima para saber se a empresa tem conhecimento das queixas dos moradores e o que estão fazendo para resolver o problema.

Em nota, a empresa informou que equipes estão desde o início da semana para corrigir o problema.

“A primeira ocorrência se deu quando houve um blecaute na região, depois um problema em um transformador de energia, que já foi substituído pela empresa. O equipamento ainda apresentou defeito ontem, 4, mas o mesmo já foi trocado por outro”, informou sem se pronunciar a respeito do não funcionamento da usina termelétrica. (M.L)

Moradores reclamam da situação de ruas em bairro de Caracaraí

Ruas sem asfalto e a falta de limpeza provocam transtornos a moradores do bairro São José Operário, no Município de Caracaraí, Centro-Sul do Estado. Cerca de 200 famílias convivem com o problema há mais de dez anos.

O morador Pedro Vitor, 52, afirmou que a população já procurou a Prefeitura por diversas vezes para reivindicar melhorias de infraestrutura no bairro e nunca obtiveram respostas. “Eu sou morador do bairro há mais de 11 anos e, em todo esse tempo, nunca nenhuma equipe da Prefeitura esteve na nossa rua ou no bairro para estudar o problema”, disse.

Outro problema é a falta de limpeza nas ruas do bairro. Segundo ele, a população se une para tentar amenizar a situação. “Nós temos medo de que alguém ou as crianças sofra algum tipo de acidente, ou seja, acometidos por doenças, por isso, nós mesmos fazemos melhorias no local”, afirmou.

Os moradores dizem que também sofrem devido à falta de saneamento básico, com trechos das ruas alagados quando chove, dificultando a locomoção das pessoas para o trabalho e para levar os filhos para a escola.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Caracaraí informou que as ruas do bairro São José Operário estão incluídas no projeto de pavimentação que alcançará todas as ruas do município. Informou que a realização do projeto depende da aprovação do Ministério da Integração, com previsão para 2018.