Cotidiano

Caps: atendimentos para reinserção

A expectativa é o mais rápido possível devolver ao convívio social pessoas com pequenos distúrbios

As populações da capital e do interior contam com os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAP) no atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental em diversos níveis. Além das estruturas do Estado e do Município de Boa Vista, as cidades de Pacaraima, Caracaraí, Alto Alegre, Bonfim, Rorainópolis e Cantá, tem o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

O Caps III (Centro de Atenção Psicossocial III) atende pacientes com transtornos mentais a partir de 13 de idade. Quem tem menos de 13 anos, é atendido no Caps II, gerido pelo município. A unidade funciona durante 24 horas, na avenida Ene Garcez, 497, Centro.

Já o Caps AD 24h (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) atende adultos que espontaneamente procuram tratamento contra dependência por álcool e outras drogas. A unidade funciona durante 24 horas na rua Sócrates Peixoto, 138, Jardim Floresta. Para ser atendido, é necessário apresentar cópia da Carteira de Identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Essas unidades sempre estão de portas abertas para a população, e não precisam de encaminhamento ou agendamento. Após a primeira recepção, o paciente é avaliado quanto à necessidade de internação ou apenas frequência nas atividades diárias.

Ao buscar este local os usuários são atendidos por uma equipe formada por enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, psiquiatras, técnicos em enfermagem, pedagogos. Também é trabalhada a parte lúdica, com oficinas que ajudam na recuperação.

Além disso, os medicamentos são disponibilizados na própria unidade mediante prescrição.

Não há um número específico de vagas nessas unidades, pois isso depende da procura. Caso haja necessidade de internação, cada unidade dispõe de oito leitos, divididos entre femininos e masculinos.

A terapia inclui reuniões com familiares, ou individuais, conforme a necessidade. Neste momento as equipes orientam a família sobre como proceder, além de dar suporte psicológico, se for preciso. 

No caso da dependência de álcool e outras drogas, a população conta ainda com a Unidade de Acolhimento, para onde são encaminhados pacientes que necessitam de internação. 

Lá, a pessoa passa pelo processo de desintoxicação e participa de atividades visando à inserção do dependente químico à sociedade. Diferentemente dos Caps, esta unidade recebe apenas aqueles encaminhados pelo Caps AD. 

Pacientes com quadro “leve” são encaminhados ao ambulatório da Clínica Especializada Coronel Mota, onde é disponibilizado o suporte de psicólogos, psiquiatras e clínicos gerais. Para ter acesso a este serviço, basta procurar o posto de saúde, onde um clínico fará o encaminhamento para a unidade especializada. 

O governo oferece ainda suporte com medicamentos, garantindo a eficácia no tratamento a quem precisa do serviço. Já as pessoas em situação de crise são direcionadas ao HGR (Hospital Geral de Roraima) e depois de estabilizadas, seguem o tratamento no CAPS III. 

Município promove atenção psicossocial 

A Prefeitura de Boa Vista é responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial – Dona Antônia de Matos Campos – CAPS II, que oferece serviços de psiquiatria, psicologia, assistência social, psicopedagogia, farmácia, enfermagem, cuidador em saúde e terapia ocupacional. Para obter atendimento no CAPS II, os usuários podem ser referenciados pelas unidades básicas de saúde do município ou procurar diretamente o centro.

O CAPS II atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Por isso, a metodologia recorre a grupos e oficinas terapêuticas e a própria convivência diária, mediada pelos profissionais. Mas também são feitos atendimentos individuais nas áreas que se fizerem necessárias e abordagens junto à família e outras instituições. 

O centro oferece oficinas terapêuticas para crianças e adultos. Atualmente a unidade atende 45 pacientes por dia. Em julho do ano passado, a unidade passou a funcionar no prédio localizado na rua Dom José Nepote, 901, São Francisco, em frente à TV Universitária. A nova estrutura conta com espaços modernos e amplos. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. (R.G)

Paciente recomenda tratamento no CAPS

Um estudante que faz tratamento no CAPS III, recomenda que outras pessoas procurem a instituição. Após ser diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) informou que utiliza medicação e psicoterapia. 

Pedindo para não ser identificado, disse que com ajuda de um psicólogo ele superou dificuldades, percebendo, desde então, significativa melhora no convívio social. 

“Incentivo e recomendo que as pessoas procurem esse atendimento e sigam o tratamento para o equilíbrio de sua saúde mental. O CAPS auxilia bastante as pessoas que necessitam deste acompanhamento”, comentou. (R.G)

Publicidade