Cotidiano

Caravana do Povo retoma atividades com atendimentos voltados às mulheres

Batizada de Caravana da Mulher, a programação inicia na quinta-feira, 09, com ações no município de Alto Alegre

Marcando o retorno de suas atividades, a Caravana do Povo, uma iniciativa do Governo do Estado, promete levar atendimento mais que especial para as mulheres. As ações são mais que alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado no dia 08 de março.

Ao todo, mais de 70 serviços de órgãos estaduais e demais parceiros serão oferecidos a população na Caravana da Mulher, que iniciará as atividades pelo município de Alto Alegre no dia 09. A ação passará ainda por Rorainópolis no dia 17, Boa Vista no dia 25 e Caracaraí no dia 31. Também serão realizadas palestras e cursos de capacitação com temática voltada para o universo feminino.

 

PROGRAMAÇÃO

A primeira parada da Caravana da Mulher será em Alto Alegre. A programação terá início na quinta-feira, 09, com palestras voltadas às mulheres sobre a Lei Maria da Penha, realizada pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (CEPPM), e orientações sobre combate ao uso de drogas, realizada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a partir das 18h30, na Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira.

Na sexta-feira, 10, também no município, das 9h às 16h, a ação em homenagem às mulheres levará para a população mais de 70 serviços, dentre eles, atendimentos de saúde em diversas especialidades (neurologia, dermatologia, pediatria, oftalmologia, mastologia, cardiologia e ginecologia), além da realização de exames de saúde; orientações e assistência técnicas aos produtores rurais; atendimentos do  Departamento Estadual de Trânsito (Detran), palestras ambientais e atendimentos pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr); consulta a processos e informações sobre regularização fundiária pelo Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), entre outros.

A Setrabes também levará palestras sobre nutrição na infância e adolescência com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan RR); recreação para as crianças com a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti RR); atendimentos e pré-cadastro com a equipe do Balcão de Ferramentas; cursos de artesanato oferecidos pela equipe do Programa de Artesanato de Roraima (PAR); visitas e atendimentos realizados pela equipe do Crédito do Povo; orientações e preenchimento de fichas para aquisição do passe livre de transporte intermunicipal e interestadual para pessoas com deficiência. Além disso, a equipe da Rede Cidadania Atenção Especial visitará as residências para verificação e levantamento das pessoas com deficiência daquele município.

Os serviços específicos para o público feminino incluem atendimentos psicossociais e palestras sobre enfrentamento à violência contra a mulher a serem realizados pela Coordenação Estadual de Políticas para Mulheres. Na ocasião, em parceria com a Coordenação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) prestará atendimento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará campanha de combate ao tráfico de mulheres, a OAB Roraima fará atendimento jurídico e Defensoria Pública Estadual (DPE) oferecerá assistência jurídica.

“A programação especial realizada neste mês vai potencializar esse trabalho desenvolvido pelo Governo. A governadora Suely vai continuar atuando para garantir uma vida digna a todas as mulheres, inclusive as mães e, por muitas vezes, as chefas de tantas famílias do nosso Estado”, destacou a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos.

 

CURSOS E PALESTRAS

A programação especial voltada a mulher tem início já nessa segunda-feira, 06, com a realização da oficina de culinária do programa Crédito do Povo. A  ação é realizada em parceria com o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) e o programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria de Roraima (Sesi RR).

O curso, voltado para as mulheres beneficiárias do Crédito do Povo, abordará o aproveitamento integral de alimentos e ocorre nos dias 06, 07, 13, 14, 15 e 16 de março, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Setrabes. Ao final da oficina, haverá entrega de certificados.

Na quarta-feira, 08, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Rede Cidadania Atenção Especial promoverá uma programação especial destinada às servidoras, usuárias, mães e mulheres da comunidade em geral.

Pela manhã, das 10h às 11h, será realizada a palestra ‘Rodízios e Dietas na Saúde da Mulher’ e ginástica laboral. No período da tarde, ocorrem a palestra ‘O papel da mulher na sociedade’ e atividades de ginástica laboral.

No dia 17, a edição da Caravana Mulher estará levando ações variadas na Escola Estadual Padre Eugenio Possamai, em Rorainópolis, região Sul do Estado.

Já no período de 20 a 24, será a vez da capital, Boa Vista, ser assistida com ações da Caravana. Em parceria com a Coordenação da ação, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) irá percorrer o Nova Cidade e bairros adjacentes, de 20 a 23, para visitas domiciliares e coletas de exames, como o hemograma. No dia 24, será realizada a entrega dos resultados, que poderão ser levados aos atendimentos de saúde durante a realização da Caravana da Mulher, no dia 25, na Escola Estadual Rittler de Lucena.

E fechando a programação especial, no dia 31, a Caravana Mulher estará na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, em Caracaraí, região Centro-Sul de Roraima.

Com informações do Governo do Estado.