Política

Cármen Lúcia é empossada como nova presidente do STF

Única governadora eleita no País, Suely Campos (PP) prestigiou a posse da magistrada

A governadora Suely Campos (PP) participou agora há pouco da posse da ministra Cármen Lúcia, na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Há 10 anos na Corte, a nova presidente é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente. A primeira foi Ellen Gracie. O ministro Dias Toffoli assumiu o posto de vice-presidente.

“A posse da ministra fortalece a presença da mulher na chefia de um dos poderes da República”, disse a governadora Suely Campos, ao lembrar que a ministra esteve em Roraima à época da homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a fim de conhecer a realidade para ter fundamentos no julgamento da causa.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, também se fez presente na posse.

Cármen Lúcia presidirá também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e adiantou estar pautada na garantia dos direitos das mulheres no Brasil. Um dos primeiros compromissos oficiais da nova presidente é uma reunião com todos os governadores do País, nesta terça-feira, 13. Na pauta, a situação econômica e a dívida dos Estados com a União.

 

SOBRE CÁRMEN LÚCIA

Nascida em 19 de abril de 1954, em Montes Claros (MG), Cármen Lúcia viveu a infância na cidade de Espinosa, ao Norte de Minas, já quase na divisa com o estado da Bahia. Tem duas irmãs e três irmãos e aos 10 anos mudou-se para a Capital mineira, para estudar em um internato de freiras.

Formada em Direito 1977 pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica), começou a carreira jurídica como advogada, passando pelo cargo de procuradora do Estado de Minas Gerais, até chegar ao Supremo Tribunal Federal, onde está há 10 anos.

É mestre em Direito Constitucional, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), especialista em Direito Empresarial pela Fundação Dom Cabral e autora de sete livros.

Com informações do Governo do Estado.