Polícia

Carreta atropela e mata skatista que estava na faixa de pedestre

Testemunha afirma que a carreta estava sendo conduzida em alta velocidade e não conseguiu frear no sinal vermelho

Na manhã desta segunda-feira, 26, um grave acidente tirou a vida do skatista e diretor de imagens da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), Ewerton de Souza, conhecido por amigos como Tom, de 40 anos. Ele foi atropelado por uma carreta na faixa de pedestre em frente à Catedral de Boa Vista, na Praça do Centro Cívico, por volta das 8h, quando estava a caminho do trabalho.

Segundo uma testemunha que seguia em um carro atrás do caminhão, a carreta estava em alta velocidade e não conseguiu frear quando o semáforo ficou vermelho. “Eu estava no carro atrás da carreta e pude ver. O skatista estava esperando na faixa de pedestre para atravessar, o sinal ficou vermelho e ele deu um passo. A carreta veio em alta velocidade e não conseguiu frear, atingindo ele”, narrou a testemunha, que preferiu não se identificar.

A vítima teve a região da bacia (pélvica) esmagada e apresentava escoriações pelas costas. Havia muito sangue ao redor do homem ferido. Quem presenciou a agonia após o acidente afirma que Tom estava em estado de choque e não consciente, mas sofria em decorrência dos ferimentos.  

“Foi uma cena horrível, quase todos os pneus de um lado do cavalo passaram por cima dele. Todo mundo tentou ajudar, mas não tinha como, porque se movimentasse o rapaz nas condições que estava, seria muito pior. Ele só gemia de dor”, frisou.

O motorista da carreta estava nervoso e permaneceu no local do acidente, onde prestou informações à polícia, que vai investigar o caso. A perícia da Polícia Civil também se deslocou até o ponto onde aconteceu o atropelamento para executar os procedimentos técnicos, a fim de elucidar o fato.  O trânsito ficou congestionado em todo o centro cívico e guardas da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) tiveram de organizar o fluxo de veículos.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os primeiros-socorros no local do atropelamento e encaminhou o skatista em estado gravíssimo ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde passou por um delicado procedimento cirúrgico.

Familiares e amigos se mobilizaram para que uma campanha de doação de sangue fosse realizada, prevendo a necessidade da vítima, no entanto, depois de aproximadamente cinco horas de cirurgia, Ewerton foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu aos ferimentos e ao pós-cirúrgico, morrendo às 15h20.

A equipe médica responsável pelo caso, acompanhada de uma assistente social, deu a notícia aos familiares e amigos que aguardavam do lado de fora do hospital. A morte causou comoção nas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de mensagens e arquivos de mídia.

O corpo foi removido até a sede do Instituto de Medicina Legal (IML) para realização de exame cadavérico e, em seguida, liberado à família para funeral e sepultamento.

PRECURSOR – O fotógrafo e também skatista Saulo Oliveira relembrou a importância que Ewerton teve para a difusão da prática de skate na Capital. “Eu ando de skate desde os 12 anos de idade, e o nome do Tom sempre foi muito bem falado no meio do skate de Boa Vista. Cinco anos atrás, mais ou menos, eu, ele e outro amigo começamos a movimentar essa modalidade aqui, na cidade, que é o Longboard. Desde então, o esporte ficou bem forte, e o Tom sempre foi referência para a gente”, destacou.

Segundo ele, Tom foi um dos organizadores do primeiro evento de Longboard em Roraima. “Sempre estava presente nos encontros e rolês da turma. Sempre com um sorrisão no rosto e muitas manobras. Um cara cheio de atitude, tanto no skate como em pessoa. Perdemos um grande parceiro e amigo de rolê. Mas tudo o que ele fez pelo nosso esporte e, como amigo, será sempre lembrado”, ressaltou.

NOTA – A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima, em nome de todos os servidores, onde Tom prestou serviço nos últimos anos, enviou nota à imprensa informando que se solidariza com familiares e amigos dele, que era diretor de imagens da TV Assembleia. Foi decretado luto oficial de três dias e suspensão da sessão ordinária de hoje, 27.

“A sua perda é recebida com muita tristeza por este Poder, especialmente por aqueles que tiveram a oportunidade do seu convívio. Ele parte deixando lições de amizade, espírito de equipe e profissionalismo”, diz a nota. (J.B)