Cotidiano

Cartas ao Papai Noel dos Correios podem ser adotadas até sexta-feira

São 575 pedidos de crianças carentes do bairro Senador Hélio Campos que aguardam ser apadrinhadas por voluntários

As pessoas e instituições que ainda desejam ser padrinhos no projeto Papai Noel dos Correios têm até o dia 2 de dezembro, próxima sexta-feira, para irem até a agência dos Correios, na Praça do Centro Cívico, no Centro de Boa Vista. São 575 cartas que ainda aguardam em três caixas na Casa do Papai Noel.

Foram 1.500 cartinhas escritas pelas crianças, sendo 1.300 estudantes da Escola Municipal Luís Canará e 200 crianças que vivem no Abrigo Municipal Pedra Pintada, ambos no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste.

A escolha por esses dois lugares partiu de uma parceria dos Correios com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), que identifica lugares distantes do Centro e com crianças em situação de vulnerabilidade social. As cartas são entregues aos Correios pela própria Semec, ficando disponibilizadas na agência do Centro Cívico.

O diretor regional dos Correios em Roraima, Amarildo Marques da Palma, disse que o Projeto Papai Noel teve início no dia 16 de novembro em todo o país. Até o dia 2 de dezembro, as mensagens podem ser apadrinhadas. O dia 7 é o último para que as cartas sejam devolvidas junto com os presentes pedidos pelos pequenos.

De 16 a 20 de dezembro, a empresa irá à escola e ao abrigo entregar nas mãos de cada criança o presente da própria carta escrita por ela. Qualquer pessoa, entidade e empresa pode escolher uma carta para apadrinhar. Todas as mensagens são numeradas para facilitar o controle e o doador leva um comprovante e um agradecimento junto com a carta.

“Aqui, em Boa Vista, já vi lojista, instituição e até crianças retirando cartas para apadrinhar. Quando nós estamos catalogando as cartas, nos deparamos com várias histórias emocionantes: as crianças, muitas vezes, querem um kit escolar, uma bola, uma boneca, coisas bem ‘sonho de criança’. Os pais têm dificuldades financeiras, sem condição alguma de comprar uma lembrancinha que possa acalentar um sonho de Natal. Então, adotar é lembrar desta simbologia do Natal”, convida Amarildo da Palma.

NACIONAL – O Projeto Papai Noel dos Correios existe há 27 anos em todo o Brasil, e há 10 anos em Roraima. Em 2016, dois milhões e setecentas mil cartas foram postadas por crianças e destas, 80% tiveram seus pedidos atendidos.

Brinquedos simples representam a maioria dos pedidos das crianças

Em poucas palavras, a maioria das crianças agradece ao Papai Noel pela oportunidade, conta que se comporta e pede por um único presente, enfatizando que pode ser barato. Ursos de pelúcia e carros de controle remoto são os mais repetidos entre as 575 cartas que ainda esperam nos Correios em Boa Vista. Mas algumas pedem por objetos de maior necessidade.

Mikaelle Costa Lira, de 12 anos, relata que já passou por necessidades com seus pais, chegando a almoçar apenas salsichas, melhorando um pouco quando eles conseguiram construir a casa na qual moram hoje. Ela pede um tablet. “Meus pais têm muitas dívidas para pagar e não sobra dinheiro para seus filhos, pois somos quatro irmãos. Por isso, realize meu sonho, Papai Noel, pode ser um bem barato, eu ficaria muito agradecida”, pediu.

Mandiny Santos, de 8 anos, sonha em ser cozinheira profissional ou veterinária, contando que gosta de ver filmes e ler livros e que sempre ajuda em suas tarefas de casa. “Os presentes que gostaria de ganhar são kit escolar com mochila de rodinha com três bolsos, da Monster High, apontador, pochete, lápis, borracha e um caderno com 240 páginas e 12 matérias. Dia 22 de dezembro é o meu aniversário de 9 anos, por favor”, escreveu. (NW)