Cotidiano

Carteira de Trabalho pode ficar pronta em até duas horas

Núcleo de Atendimento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego agiliza emissão do documento

O atendimento para emissão de carteiras de trabalho aos imigrantes teve uma significativa ampliação, após a implantação do Núcleo de Atendimento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) no Centro de Referência para Refugiados e Migrantes, que funciona na Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde são atendidos diariamente 180 venezuelanos.

Segundo o chefe da seção de Política e Empregos da SRTE, Péricles Pedro dos Santos, a prioridade nos atendimentos é para os imigrantes, que serão incluídos no processo de interiorização. Normalmente a carteira de trabalho é liberada dois dias após a solicitação, mas caso o imigrante tenha previsão de embarque o documento será emitido em até duas horas.

“Deslocamos os servidores de nossa sede, para possibilitar a agilidade neste processo de emissão de carteiras e dar celeridade em todos os pedidos de agendamento que são recepcionados no Centro de Referência. Estamos realizando um esforço concentrado para atender em tempo hábil todos os imigrantes que estejam com toda documentação em dia e aqueles que estejam com encaminhamento de emprego e em até duas horas, no máximo, já estamos providenciando a emissão da carteira de trabalho”, disse.

Péricles adiantou que já foi aberto um processo licitatório para a aquisição de uma impressora para a produção das carteiras no próprio Centro de Referência e outro processo para a aquisição dos insumos como papel, toner para impressão e outros materiais necessários para encurtar o prazo de espera das solicitações.

“Estamos com expectativa de concluir o quanto antes a aquisição de todo esse equipamento e materiais para imprimir as carteiras de trabalho referente as solicitações dos imigrantes aqui mesmo em Roraima. O Ministério do Trabalho está prestando todo o apoio necessário para que os processos licitatórios sejam concluídos e assim estaremos encurtando o tempo de espera. Nestes dias, estamos atendendo os imigrantes que viajarão para Manaus e São Paulo, no processo de interiorização, agilizando suas carteiras de trabalho”, concluiu.

Para imigrantes, iniciativa facilitou acesso à carteira de trabalho

Com a implantação do Núcleo de Atendimento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) no Centro de Referência para Refugiados e Migrantes, o tempo de espera diminuiu bastante, na opinião do venezuelano Keybis Landaeta Guacuto, que está em Roraima há três meses.

“Estou buscando uma ocupação de trabalho na parte gráfica. Na Venezuela, trabalhei em três empresas de grande porte. E com este acesso já consegui ser atendido e amanhã já recebo minha carteira de trabalho. Aqui tive toda atenção e, em menos de três horas, já tinha sido atendido, um trabalho eficiente e necessário para que eu possa conseguir o quanto antes uma ocupação e ajudar meus familiares que estão na Venezuela”, contou.

SERVIÇOS – Além do posto de atendimento da Superintendência do Trabalho e Emprego, o Centro de Referência para Refugiados e Migrantes, resultado de uma parceria entre Universidade Federal de Roraima, Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Organização Internacional para a Migração (OIM) e o Fundo de População das Nações Unidas, oferece ainda outros serviços como encaminhamento para o registro de residência temporária, atendimentos para esclarecimento sobre programas sociais como o Bolsa Família e o serviço de comunicação Telecom Sem Fronteiras que permite o contato das famílias que necessitam se comunicar com seus parentes, de forma gratuita.

“Temos atendidos todos os dias inúmeras famílias que buscam, no Centro de Referência para Refugiados e Migrantes, vários serviços. Aqui durante a triagem que realizamos direcionamos os imigrantes para o devido encaminhamento e todos que aqui nos procuram têm seu pedido resolvido com a devida agilidade e atenção”, comentou a responsável pelo setor de triagem da Acnur, Kelma Silva Mota. (R.G)