Cotidiano

Cartório Eleitoral espera atender 300 pessoas por dia em Rorainópolis

Confira as datas para o atendimento local

Iniciado o período de cadastramento biométrico, no último dia 30 do mês de maio, funcionários do Cartório Eleitoral relatam que a procura pelos serviços prestados pela instituição tiveram um aumento considerável.

Segundo os responsáveis pelo Cartório, são esperadas, aproximadamente, 300 pessoas por dia nos atendidas até o fim do período de recadastramento, no município de Rorainópolis, região Sul do Estado.

De acordo com Francisco Luiz, chefe do Cartório Eleitoral, a procura dos municipes pelo recadastramento tem sido grande.

“A importância de toda a população realizar o cadastramento biométrico, além de servir para atualização nos dados dos eleitores, permitem que os moradores não sejam penalizados pela perda de direitos, que somente quem está com a situação eleitoral regularizada, tem”, afirmou.

Ainda, conforme Francisco, os moradores dos distritos nas proximidades da sede devem ficar atentos, pois os mesmos receberão a visita de uma equipe do cartório para a realização do recadastramento nas Vilas.

“Moradores de Nova Colina, a equipe do Cartório vai atender ao eleitores do dia 13 ao 22 deste mês, quanto aos eleitores de Martins Pereira, a visita da equipe acontecerá dos dias 20 a 22 deste mês. Moradores da Vila do Equador, o atendimento irá ocorrer de 24 a 26 desse mês, e moradores da vila Jundiá, o recadastramento acontecerá nos dias 27 e 28 desse mês”, destacou.

Francisco ressaltou que a população da sede municipal não deixe para procurar o Cartório nos últimos dias do período de recadastramento.

“Estamos confiantes que atenderemos a maioria dos eleitores de Rorainópolis, com expectativa de recadastrar cerca de 13 mil pessoas, porém, se olharmos para o quantitativo dos eleitores presentes no município, temos o receio de que cerca de 30% dos eleitores não realizarão o cadastramento biométrico, o que é preocupante para nós. Quem não se recadastrar, além de ter seu título de eleitor cancelado, não podendo votar nas próximas eleições, ficará com seu CPF irregular, não poderá assumir cargos públicos, que requerem comprovantes eleitorais e não poderão atualizar cadastros em programas sociais, como, bolsa família, entre outros”, alertou.