Política

Cartórios Eleitorais já fizeram mais de 13 mil atendimentos

De 4 a 9 de maio, durante a campanha nacional de fechamento do Cadastro de Eleitores, cinco servidores irão reforçar as equipes dos cartórios

Os Cartórios das 1ª e 5ª Zonas Eleitorais que atendem os eleitores da Capital já realizaram mais de 13 mil atendimentos no período de janeiro até o dia 25 de abril. Na 1ª ZE, foram 6.120 atendimentos e, na 5ª ZE, 7.419, dentre alistamentos, transferências, revisões e expedições de segunda via. Mais de 5 mil novos eleitores foram registrados.

De acordo com a chefe do cartório da 5ª Zona Eleitoral, Narla Santana, o movimento de eleitores naquela unidade está intenso com a proximidade do prazo final para o fechamento do cadastro. “Atualmente estamos atendendo cerca de 160 eleitores diariamente, mas a tendência é aumentar esse número. Portanto, pedimos que as pessoas que pretendem fazer qualquer dos serviços da Justiça Eleitoral se antecipem, pois nos últimos dias a procura se intensifica e com isso aumenta as filas e o tempo de espera pelo atendimento”, reforçou.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR) já tomou todas as providências para possibilitar ao eleitor mais agilidade e comodidade. Cada Cartório da Capital está com 10 servidores e mais 12 colaboradores contratados. E no período de 4 a 9 de maio, durante a campanha nacional de fechamento do Cadastro de Eleitores, mais cinco servidores irão reforçar as equipes dos cartórios. Além disso, o TRE já instalou tendas para abrigar os eleitores das chuvas e do sol.

ELEIÇÕES 2018 – Este ano, o primeiro turno das eleições acontecerá no dia 7 de outubro. Os eleitores vão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 e mais os analfabetos têm voto facultativo, ou seja, não são obrigados a votar.

As pessoas que vão completar 16 anos até o dia 7 de outubro podem tirar a primeira via do título de eleitor. Para transferir o título, o eleitor deve residir a pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Qualquer um desses procedimentos exige a apresentação do comprovante de residência e um documento oficial com foto.

Durante a campanha do fechamento de cadastro os cartórios funcionarão também no sábado e domingo. O horário de atendimento é de 8h às 15h.

Zona Eleitoral Endereço dos Cartórios Atendimento
1ª Zona Eleitoral Avenida Santos Dumont, 760, São Pedro Até 9 de maio
5ª Zona Eleitoral Av. Nazaré Filgueiras, 2077, Pintolândia Até 9 de maio