Política

Cartórios da Justiça Eleitoral funcionarão no final de semana

Equipes de atendimento estão sendo deslocadas para todos os municípios do interior, que não são sedes de Zonas Eleitorais

Os Cartórios das Zonas Eleitorais (ZEs) e os postos de atendimento que foram instalados em todos os municípios pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) funcionarão durante este final de semana, 5 e 6 de maio, das 8h às 15h, com o intuito de atender o maior número de pessoas que buscarem os serviços da Justiça Eleitoral.

A campanha de fechamento do cadastro de eleitores inicia hoje, 4, e vai até a próxima quarta-feira, dia 9. Os moradores poderão tirar o primeiro título de eleitor, realizar transferência ou revisar dados. Para solicitar os serviços, basta apresentar um documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título, se tiver. Homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar. Quem vai completar 16 anos até o dia 7 de outubro pode tirar o primeiro título de eleitor.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, fez um alerta aos eleitores para se anteciparem ao prazo final do fechamento de cadastro e assim evitarem as filas que se formam nesse período. “Não deixem para a última hora. Aproveitem para ir ao cartório no final de semana, pois experiência de anos anteriores nos mostra que nos últimos dias aumenta consideravelmente a procura e, em virtude disso, aumenta também o tempo de espera pelo atendimento”, ressaltou.

INTERIOR – Por conta da campanha nacional de fechamento do cadastro de eleitores, estão sendo deslocadas equipes de atendimento para todos os municípios do interior, que não são sedes de Zonas Eleitorais (ZEs). Haverá também envio de servidores para reforçar as equipes já existentes nas ZEs, a fim de possibilitar ao eleitor maior comodidade e rapidez no atendimento.

Os municípios de Caroebe, Cantá, Bonfim, Normandia, Amajari e Uiramutã vão contar com os serviços da Justiça Eleitoral Itinerante em suas sedes, no período de 4 a 9 de maio, incluindo sábado e domingo. Os eleitores de Bonfim, Cantá e Normandia também podem se dirigir à sede da 5ª Zona Eleitoral (ZE), localizada em Boa Vista. Iracema e Baliza já foram atendidos no mês de abril, por isso não constam no cronograma.

A presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, destacou que esse atendimento descentralizado visa levar ao eleitor melhores condições de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. “O nosso trabalho é no sentido de levar a Justiça Eleitoral o mais próximo possível do cidadão que dela necessita, daí o nosso esforço em mandar as equipes para todas os municípios do interior”, frisou.

PENALIDADES – Com o título cancelado, o eleitor sofre uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte e regularizar CPF, tomar posse em cargo público, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras. Os eleitores que não estiverem com a situação regular junto à Justiça Eleitoral não poderão votar nas eleições deste ano.

REZONEAMENTO – Todos os eleitores que votam nos 11 bairros que passaram a fazer parte da 1ª Zona Eleitoral (Asa Branca, Buritis, Caimbé, Cauamé, Centenário, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Tancredo Neves, Caranã e União) precisam substituir o título. O TRE esclarece que o local de votação não mudou, foram alteradas apenas as informações no documento, como o número da zona e seção eleitoral.

E-TÍTULO – Os eleitores de Roraima que possuem aparelho do tipo smartphone ou tablet não precisam ir a um Cartório Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-Título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento está disponível. Os eleitores de Boa Vista, que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral, e que puderem e quiserem baixar o aplicativo não necessitarão retirar seu documento no cartório da 1ª ZE. O e-título contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação. Baixe o aplicativo E-Título e evite filas.