Política

Cartórios eleitorais de todo o Estado realizam cadastramento biométrico

A biometria é uma atividade permanente e os eleitores não necessitam esperar pelas campanhas de cadastro para buscar o serviço

 

O Programa de Identificação Biométrica do Eleitor em Roraima, ou seja, a digitalização das impressões digitais dos eleitores como uma forma de coibir a fraude e corrupção no pleito eleitoral é realizada normalmente nos cartórios. E quem ainda não fez o cadastramento biométrico deve buscar o serviço, sem precisar esperar pelas campanhas realizadas pela Justiça Eleitoral.

“Todas as zonas da Capital e do interior do Estado estão com os kits da biometria. Então o eleitor que quiser adiantar e evitar aquela correria do fechamento do cadastro já pode ir às zonas eleitorais. As campanhas somente intensificam a mensagem por que tem determinados eleitores, que moram em locais mais remotos e sem acesso, e não conseguem ter a informação necessária se a Justiça não chegar até a ele”, informou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargadora Tânia Vasconcelos, durante o programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 1020 AM, no domingo, 26.

Com relação aos municípios, a presidente esclareceu que necessita ainda mais do auxílio do eleitor por conta da política de redução de gastos e dos custos financeiros ao enviar as equipes do TRE-RR para realizar os serviços em todas as localidades.“Nós estamos experimentando uma situação bem delicada. A proposta era de cumprir um calendário já esse ano, em todos os municípios, ficarmos mais próximos ao eleitor. Todavia o nosso orçamento, com essa política de contingenciamento, foi bastante reduzido”, disse.

Para tentar reverter a situação, Tânia revelou que a equipe do TRE-RR está tentado sensibilizar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter mais recursos. “O nosso Estado é um local com muitas particularidades, os municípios são distantes e com esse valor nós não vamos conseguir. Nós estamos apelando ao eleitor para que ele procure as zonas em Rorainópolis, em Pacaraima. Eu acredito que nós vamos conseguir superar essa limitação orçamentária e estaremos próximos a eles para o fechamento do cadastro no ano que vem”, afirmou.

Em Roraima, a identificação biométrica já foi realizada em seis municípios: Boa Vista, Mucajaí, Iracema, São Luiz do Anauá, São João do Baliza e Caroebe, abrangendo mais de 240.000 eleitores. A meta do TRE-RR para as Eleições de 2018 é atingir a meta de 100% do eleitorado recadastrado biometricamente, atendendo os eleitores dos municípios de Caracaraí, Rorainópolis, Amajari, Uiramutã, Pacaraima, Alto Alegre, Cantá, Bonfim e Normandia, com um total de mais de 87 mil eleitores.

ORIENTAÇÃO – Por fim, a desembargadora orienta que, mesmo com o cadastramento biométrico, para evitar possíveis problemas, é recomendado que os eleitores levem seus documentos de identificação na hora do voto, mesmo não sendo obrigados.

“Todo sistema é capaz de falhar. De repente, quando o eleitor chegar lá, e a digital dele não é reconhecida ou o sistema sai do ar. Isso pode criar uma situação ruim se ele não tiver um documento de identificação. Pode ser que você esteja com um machucado no dedo e não consiga ser identificado. Então, apesar de não houver obrigatoriedade, é recomendado que a pessoa leve a sua documentação, para que os servidores e mesários confiram o documento, para depois liberar a votação”, finalizou. (P.C)