Polícia

Casal é preso acusado de tráfico de pessoas na fronteira com a Venezuela

Depois de realizarem a operação em uma área de prostituição em Boa Vista, PF fez a prisão do casal durante segunda etapa em Pacaraima

Depois de realizar a Operação La Sombra em Boa Vista, nas proximidades da Feira do Passarão, na zona Oeste da Capital, que se transformou numa área de prostituição, a Polícia Federal deflagrou em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, Norte do Estado, na madrugada desta sexta-feira, 13, a segunda fase da operação. A ação resultou na prisão de duas pessoas em flagrante, um homem de 43 anos e uma mulher de 36 anos, acusados de crime de tráfico de pessoas para fim de exploração sexual.

Durante as ações foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva expedidos após representação em inquérito policial que investiga o crime transnacional de tráfico de pessoas na fronteira Brasil-Venezuela. Os endereços investigados ficam na cidade fronteiriça de Pacaraima, onde os delitos foram evidenciados.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima, foi encontrada uma vítima de origem venezuelana dentro de um estabelecimento comercial, onde possivelmente estava morando, com indícios de abuso (vulnerabilidade econômica) com a finalidade de exploração sexual.

De acordo com a PF, as investigações apontaram que venezuelanas estariam se prostituindo e recebendo agenciamento, facilitação e sendo alojadas pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais, inclusive propiciando lucro aos investigados com a atividade de prostituição.

O crime investigado no inquérito policial e flagrado durante a operação, previsto no artigo 149-A, inciso V do Código Penal Brasileiro (CPB), destaca penas de quatro a oito anos de reclusão, além de multa aos autores dos crimes. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados, na manhã de ontem à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e à Cadeia Pública Feminina de Boa Vista (CPFBV), que fica no Complexo Penitenciário de Monte Cristo, na zona rural da Capital, e ficarão à disposição da Justiça Federal.

LA SOMBRA – O nome da operação, La Sombra, remete à forma obscura com que o crime de tráfico de pessoas é praticado. As propostas são feitas às escuras com falsas promessas de uma vida de luxo e ostentação, quando na realidade as mulheres aliciadas se tornam vítimas de violência, maus-tratos e abusos de toda ordem e, na maioria das vezes, elas não têm a quem recorrer e sofrem caladas na escuridão de um quarto onde são exploradas. (J.B)