Polícia

Casal é preso tentando entregar celulares e drogas na Penitenciária

Suposta namorada de preso e homem que a acompanhava foram abordados e presos pela Força Nacional nas imediações da Pamc

Apesar da crise no sistema prisional do Estado, que faz com que todos os olhares estejam voltados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista, um casal que estava de moto não se sentiu intimidado e tentou abastecer o presídio com celulares e drogas. Foram presos pela Força Nacional de Segurança (FNS) Rosanira Mota de Souza, 26 anos, e Wagner Mendes Araújo, 21 anos, por volta das 04h de ontem, portando o material. Diante do flagrante, eles foram conduzidos ao Plantão Central do 5º Distrito Policial.

No Relatório de Ocorrência Policial (ROP), a FNS informou que realizava patrulhamento no entorno na unidade prisional quando perceberam um casal transitando em uma motocicleta em atitude suspeita e os agentes decidiram realizar a abordagem. Na revista pessoal, foram encontrados 14 celulares, quase um quilo de maconha e mais 300 gramas de cocaína.

Rosanira está relacionada na Pamc como visitante assídua de um detento que ela diz ser namorado e, pelas informações, parecia conhecer o esquema e ter participado outras vezes. Segundo a polícia, o objetivo era deixar todos os materiais na lixeira, que fica do lado de fora do presídio, e ainda na manhã de ontem seria recolhido por um preso responsável por depositar os resíduos na mesma lixeira. A intenção é que o presidiário levasse o pacote para dentro da unidade prisional.

Em cada pacote de drogas e nos aparelhos celulares estão escritos os nomes dos destinatários, entre eles o do detento Wendel Pereira da Silva, vulgo “Donatelo”, que se diz membro do PCC (Primeiro Comando da Capital). A polícia tem dificuldade para identificar os demais presos para responsabilizá-los, considerando que foram usados codinomes e não os apelidos que estão no sistema. Apesar de terem suspeitos sobre a identidade deles, não foi divulgado para evitar suposições.

Na delegacia, o casal prestou depoimento à delegada de plantão, que decidiu lavrar o Auto de Prisão em Flagrante (APF), considerando o crime de tráfico de drogas praticado em imediações de estabelecimento prisional, mediante  associação de pessoas que promovem ou constituem organização criminosa.

Os dois flagranteados ficaram detidos em celas do Distrito Policial até as 8h desta terça-feira, quando foram encaminhados à audiência de custódia para que a Justiça determinasse quais medidas tomar quanto ao caso. (J.B)