Polícia

Casos de ataque sexual contra crianças dobram em Rorainópolis

“Temos enfrentado uma luta muito árdua, juntamente com nossas crianças, que estão tendo seu direito de proteção violados", disse a conselheira Joseane Sousa

Os conselheiros tutelares procuraram a reportagem da Folha na manhã de sexta-feira, dia 20, para divulgar os números de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes do município de Rorainópolis, na região sul do estado.

Em entrevista os conselheiros de Rorainópolis informaram que houve um crescimento considerável nos índices de abuso sexual comparando os números do ano passado e deste ano.

De acordo com a conselheira, Joseane Sousa, em 2016, foram registrados cerca de 10 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o município de Rorainópolis, e nesse ano até esse mês de Outubro, já foram registrados aproximadamente 23 casos, um aumento de 130% em relação ao ano passado.

“Temos enfrentado uma luta muito árdua, juntamente com nossas crianças, que estão tendo seu direito de proteção violados, e chamamos a atenção dos pais para estarem mais atentos aos seus filhos, e verificarem, quando estes apresentarem mudança drástica de comportamento em casa, pois geralmente isso se dá por algo que esteja ocorrendo dentro de casa”, disse.

Segundo o conselheiro Josélio dos Santos Sousa, dos casos registrados de violação contra as crianças, cerca de 70% estão acontecendo dentro de casa, o que torna a luta contra esse crime ainda mais difícil.

“Quando uma criança sofre abuso dentro de casa, acaba sendo difícil a resolução desses casos, pois na maioria das vezes, os familiares acabam convencendo a criança a não denunciar. Em alguns casos, a mãe dessa criança violada sexualmente, ao descobrir, acaba encobrindo o caso, por medo do parceiro, ou com receio de perder o sustento que este fornece, pois a grande maioria dos casos que temos registrados, tem acontecido em famílias com um nível econômico muito baixo, e é por isso que deixamos aqui nosso alerta para todas as famílias de nosso município, que se caso você saiba de alguma criança sofrendo violência sexual, entre em contato com o conselho tutelar, para podermos atender o caso o mais rápido possível”, informou.

Para a conselheira Andréia Mendonça, é necessário que ocorra um maior apoio de todos os órgãos competentes para auxiliar no trabalho de todos os conselheiros tutelares.

“Nosso município necessita de uma delegacia da mulher, pois sabemos que a maior parte das crianças violadas sexualmente são meninas, e para elas acaba sendo um constrangimento ainda maior não serem atendidas por mulheres, que nesses casos específicos, auxiliaria ainda mais na execução do nosso trabalho, e tendo em vista que atualmente, Rorainópolis tem o segundo maior número de casos de abuso sexual do nosso estado, o que para nós é preocupante”, afirmou.

De acordo com a presidente do conselho tutelar, Ana Ribeiro, diversos trabalhos de conscientização já são realizados para tentar diminuir as incidências de violência sexual em crianças de Rorainópolis.

“Estamos visitando as escolas da nossa cidade para conscientizar alunos e pais de alunos, quanto aos direitos reservados às nossas crianças, também, temos realizado visitas nos distritos para nos reunir com os moradores dessas localidades para também mostrar a importância de combater os casos de abuso sexual, temos certeza que se nos unirmos, poderemos reduzir esses índices alarmantes que se tem apresentado. E para toda população, se você souber de algum caso de abuso sexual, entre em contato com o conselho tutelar pelo telefone 095 3238 22 36”, relatou.