Cultura

Católicos celebram Dia Nacional da Juventude

Programação acontece na Comunidade Imaculada Conceição

Passada a comemoração de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Igreja Católica também celebra neste mês de outubro o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que traz o tema, “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”, e o lema, “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11).

Em Boa Vista (RR), o Encontro será realizado na Comunidade Imaculada Conceição, localizado na rua Raimundo Penafort, nº 445, bairro Buritis. A Programação se inicia às 13h e contará com oficinas, celebração, show cultural, entre outros.

“O tema e o lema da juventude também estão em sintonia com o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2017, que diz: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e “Cultivar e Guardar a Criação” (Gn 2,15), ou seja, as temáticas estão relacionadas à defesa da vida e da terra, sendo esta a ‘causa comum’, como ressaltou Papa Francisco na Encíclica Laudato Si”, destacou Ray Fran, integrante da Pastoral da Juventude em Roraima (PJ-RR).

A história conta que o Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, ano Internacional da Juventude, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma atividade permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sendo realizada nas dioceses de todo o país.

“Com total apoio dos pastores da Igreja, o DNJ busca celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo”, destaca a CNBB.

A programação em Roraima começa dia 21 de outubro de 2017, sábado, no Centro Social da Imaculada Conceição com oficinas em defesa da vida e dos povos indígenas e da mãe terra, além de Mini Gincana.

Haverá Show Cultural com a Banda Caranã, Zumba, Carimbó, José Piccolotto além de apresentações dos grupos pertencentes às oficinas.