Cotidiano

Católicos celebram São Sebastião

Em honra ao padroeiro de Boa Vista, a comunidade da igreja de São Sebastião realizará procissão, missa e arraial

Neste sábado, 20, o boa-vistense celebra o dia do padroeiro da Capital, São Sebastião. Em atenção à data, a Igreja Católica realiza, a partir das 17h, a procissão seguida de missa campal em homenagem ao santo.

O cortejo sairá da igreja do padroeiro, localizada na Avenida João Pereira de Melo, no Centro. Após a procissão e a missa, a comunidade promoverá um arraial com venda de comidas típicas, bingo e quermesse entre outras atrações. A procissão percorrerá ruas próximas à igreja e a missa será celebrada pelo bispo de Roraima, Dom Mário.

De acordo com o padre Paulo Mota, São Sebastião tem muitos devotos, principalmente, devido ao forte testemunho de vida. “O padroeiro é um exemplo mesmo diante das dificuldades. Ele mostrou que somos capazes de nos mantermos firmes, de suportar”, disse ao ressaltar que todos os anos muitos fiéis saem às ruas para agradecer uma graça alcançada, pedir proteção, bênçãos, saúde ou fazer promessas.

Padre Paulo reforça o pedido aos cristãos: “Temos muitos exemplos de dádivas alcançadas. Convido os fiéis para celebrar este dia especial para a comunidade”. “O testemunho de vida de São Sebastião é um exemplo. Ele viveu em época tão difícil para a Igreja. E, mesmo com as provações, permaneceu perseverante nos caminhos do Senhor”, comentou.

SÃO SEBASTIÃO – São Sebastião nasceu em 256, em família cristã, e morreu em 288. Foi soldado da guarda romana, morto porque prestou culto ao imperador de Roma na época. Sua vida era baseada na fé, esperança e caridade. “Essas foram as três principais virtudes do nosso santo padroeiro. Elas eram o que o movia”, destacou Paulo Mota.

IGREJINHA – A igreja de São Sebastião foi o segundo templo católico construído em Roraima, no ano de 1924. O Santo se tornou o padroeiro desde a implantação da igreja – quando era uma ‘igrejinha’ no lavrado.

Naquela época, criadores e agricultores passavam por dificuldades por conta de uma peste que acometia animais e plantações. “A igreja é fruto de uma promessa que fizeram para acabar com a praga dos rebanhos e das plantações. Foi o que aconteceu, então doaram o terreno e para construção da igreja. Desde então, se celebra São Sebastião como padroeiro de Boa Vista”, relatou.

Serviços essenciais serão mantidos em Boa Vista

Neste Dia de São Sebastião, a Prefeitura de Boa Vista manterá em funcionamento serviços essenciais como coleta de lixo domiciliar, a Guarda Municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a urgência e emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), os serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156.

O transporte público atenderá a população com a frota reduzida para 85% e táxi lotação das 8h ao meio dia. No domingo, 21, o táxi lotação também será das 8h ao meio dia e os ônibus circularão com 75% da frota. (E.M)