Cotidiano

Católicos cortejam o Círio de Nazaré em Boa Vista

Confira a programação

A Igreja Católica em Roraima celebra neste domingo, 29, o Círio de Nazaré.

Em Boa Vista, uma Missa Campestre será realizada na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, a ‘Igreja Matriz’, no Centro, às 8h, com procissão até a Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, às 9h30.

A programação do Círio continua com um almoço compartilhado, às 11h30. A comemoração termina com a realização de um Bingo, às 13h.

“O Círio de Nazaré acontece em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. A manifestação religiosa é uma tradição dos católicos, sendo um dos maiores eventos religiosos do mundo em que reúne milhares de pessoas em todos os cultos e procissões”, destacou o padre Mário Castro.

O CÍRIO – O termo ‘Círio’ tem origem na palavra latina ‘Cereus’, que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas.

NAZARÉ- Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, Mãe de Jesus. A devoção teve início com uma famosa aparição e milagre ocorridos em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas.

No Brasil, a devoção por Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em Belém (PA), por meio do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ – Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde a ponto de dizer ao Anjo Gabriel: “Eis aqui a escrava do Senhor!” Mas por Deus fostes exaltada e preferida entre todas as mulheres para exercer a sublime missão de Mãe do Verbo Encarnado. Adoro e louvo o Altíssimo que vos elevou a esta excelsa dignidade e vos preservou da culpa original. Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vós. Entretanto, confiado na bondade e ternura do vosso coração imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graça, ao vosso divino Filho, Jesus, assim como vós vivestes no retiro de Nazaré. Para alcançar essa graça, quero com imenso afeto filial devoção saudar-vos como o Arcanjo São Gabriel: “Ave Maria, cheia de graça…” Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós.

SERVIÇO:

Círio de Nazaré: Missa e Procissão
Domingo, 29, às 8h, Igreja Matriz