Entretenimento

Caxiri Atômico faz show em homenagem a Jorge Ben

O show ocorre neste sábado, (06), na Casa do Neuber localizado na Avenida Ville Roy, São Vicente

Jorge Duílio Lima Meneses conhecido como Jorge Ben será o artista homenageado na noite deste sábado, (06), na Casa do Neuber. A banda Caxiri Atômico preparou um repertório especial com os maiores sucessos e também músicas do lado B para o show especial. Formada por Thiago Calafange (Voz), Victor Pium (Voz, Guitarra e Teclado), Paulo Henrrique (Baixo), Franklin Lima (Bateria), o grupo revive a obra de Jorge Ben.

De acordo com o músico Victor Pium, a obra de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rock, soul e funk norte americano.

“A festa Salve Simpatia é uma noite de homenagem a música brasileira com a releitura dos 20 maiores sucessos de Jorge Ben em versões experimentais e psicodélicas, com a marca do Caxiri Atômico”, ressalta.

Antes deles, sobem ao palco Liber Uchoa e o anfitrião da casa, Neuber Uchoa. A casa do Neuber irá oferecer degustação gratuita de damurida.

Jorge Ben, que também utilizou o nome Jorge Benjor influenciou o sambalanço e foi regravado e homenageado por inúmeros expoentes das novas gerações. Jorge Ben Jor explodiu com a música “Mas que nada” e, logo em seguida, ratificou seu talento com outro grande sucesso, “Chove chuva”.

História

Jorge Ben dedicou-se a divulgar suas músicas no exterior. Em 1980, ele mudou o nome artístico de “Jorge Ben” para “Jorge Benjor”, logo depois alterado para “Jorge Ben Jor”. Na época, foi dito que a mudança teria sido provocada pela numerologia, mas o mais plausível é que tenha ocorrido para evitar confusões com o músico americano Jorge Benson e Ben estava começando a se tornar muito conhecido nos EUA, na época.

Nesta nova fase, sua música tornou-se mais pop ainda que com estilo groove. Ele afirma ter começado a usar guitarra elétrica por não conseguir ouvir o som do violão nos shows. Sua música “W/Brasil (Chama o Síndico)”, lançada em 1990, estourou nas pistas de dança em 1991 e 1992, tornando-se uma verdadeira febre na época. A canção é também uma homenagem ao cantorTim Maia.

Serviço
Especial Jorge Ben
Data: 06 de maio (sábado)
Local: Casa do Neuber
Hora: 21 horas
Ingresso: R$10,00 até as 23h