Polícia

Celular ao volante é a 3ª maior causa de mortes no trânsito, confirma Abramet

Por ano, cerca de 54 mil mortes no trânsito são provocadas pela utilização indevida do aparelho celular

O uso do celular é a terceira causa de morte no trânsito brasileiro. São cerca de 150 mortes por dia em todo país, que poderiam ser evitadas com o uso consciente.

Nas ruas, não é difícil flagrar motoristas utilizando o celular em meio ao trânsito, mesmo sabendo do perigo.

Por ano, são cerca de 54 mil mortes no trânsito provocadas pela utilização indevida do aparelho celular. Isso quer dizer que todos os dias 150 pessoas perdem a vida no trânsito porque atenderam uma ligação ou responderam uma mensagem. Por isso, a fiscalização está cada vez mais rigorosa.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso de celular é a terceira causa de mortes no Brasil, atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool. O tempo entre ouvir a chamada, pegar o aparelho e atender, em uma velocidade média de 80 km/h, daria para percorrer duas quadras sem atenção no trânsito.

“O uso do celular, seja ele da forma convencional, ou até mesmo como viva-voz, pode tirar atenção. Mas o uso do celular olhando as redes sociais ou digitando, são fatores que aumentam a ocorrência de acidentes. Hoje a fiscalização é feita mais pelo agente que está na rua, porque ele está no mesmo nível e consegue visualizar a situação com mais fidelidade”, explicou o assessor técnico da AMC, André Barcelos.

O pedestre e o ciclista também devem ficar atentos: muitos param para responder mensagens. A Abramet calculou que são gastos de 20 a 23 segundos para responder uma mensagem, tempo suficiente para sofrer ou causar um acidente nas ruas.

#tribunadoceará