Cotidiano

Celular já pode ser bloqueado na delegacia

Convênio firmado entre a Sesp e a Anatel permite o bloqueio de aparelhos perdidos, furtados ou roubados por meio de boletim de ocorrência

Três meses após a Secretaria de Segurança Pública de Roraima (Sesp) firmar um convênio com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que permitiu o bloqueio de celulares perdidos, furtados ou roubados em Roraima, por meio do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), cerca de 83 vítimas já fizeram o pedido de bloqueios em delegacias.

O chefe do setor de busca eletrônica do Departamento de Inteligência da Sesp, Francisco Moraes, explicou como funciona a ferramenta. “Quando a vítima vai fazer o boletim de ocorrência informando que foi roubada, furtada ou teve o celular extraviado, fazemos o bloqueio do aparelho com os dados que constam nesse relato”, disse.

O sistema é coordenado pela Anatel e administrado pelas prestadoras de serviços móveis. Um dos objetivos é eliminar a utilidade dos celulares furtados e roubados, o que certamente contribuirá para inibir crimes contra pessoas, estabelecimentos comerciais e veículos de transporte de carga.

“Era algo que demandava muito tempo. Além de a vítima ter que ir à delegacia, tinha que enfrentar fila para ir às operadoras bloquear o telefone. A possibilidade de solicitar isso no Distrito Policial trouxe mais facilidade às vítimas”, destacou.

Para solicitar o bloqueio após furto, roubo ou extravio, a vítima precisa realizar o boletim de ocorrência na delegacia e informar o número de série do aparelho. “Só podemos fazer o pedido de bloqueio com o boletim de ocorrência feito, porque há a necessidade dos dados das vítimas e o mais importante é que tem que guardar o número de série do celular, o chamado IMEI do celular, que geralmente vem na nota fiscal”, informou.

Segundo Moraes, servidores das delegacias estão passando por capacitação para realizar o bloqueio dos aparelhos nas unidades. “De 14 a 17 de fevereiro, fizemos um treinamento com todas as delegacias e chefes de operações para que eles fossem responsáveis pelos bloqueios nas delegacias. Desde essa data já iniciaram esse trabalho”, contou.

Ele alertou que, em Roraima, quase 90% dos aparelhos frutos de roubo ou furto são enviados para unidades prisionais do Estado. “Nós já conseguimos, inclusive depois que começamos com o bloqueio, recuperar celulares por meio da investigação de dois casos”, ressaltou.

CEMI – O Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas foi desenvolvido pelas operadoras e está operacional desde ano 2000. É uma facilidade oferecida pelas empresas para proteger seus clientes e permitir que, além da linha, também o aparelho seja bloqueado, para evitar sua utilização indevida. Atualmente, existem 6,5 milhões de aparelhos celulares cujos bloqueios foram solicitados pelos clientes das operadoras no Brasil. Somente em 2015, 1,3 milhão de bloqueios foi solicitado.