Esporte

Centro de Artes Marciais completa 10 anos ensinando Karatê e cidadania

O Centro de Artes Marciais Bushidô completa dez anos ensinando a arte do Karatê e cidadania a crianças, jovens e adultos de Roraima, através de projetos sociais em Boa Vista e em municípios do interior do Estado

Fundado em junho de 2007, por um grupo de faixas pretas com o propósito de divulgar e resgatar a prática do karatê, o Centro de Artes Marciais Bushidô completa dez anos ensinando a arte do Karatê e cidadania a crianças, jovens e adultos de Roraima, através de projetos sociais em Boa Vista e em municípios do interior do Estado.

A professora Marlucia Fernandes, responsável pelo Centro Bushidô, disse que nesses dez anos o Centro de Artes realizou 25 exames de graduação para mais de 150 karatecas, formando sete faixas pretas, participou de inúmeras competições elevando o Estado ao lugar mais alto do pódio. Foi destaque em 2009 no Campeonato Brasileiro em São Luiz-Ma conquistando quatro medalhas de ouro; segundo lugar na Copa Japão de Karatê; segundo lugar na Copa Norte de Karatê em Manaus-AM; campeã da Copa Macuxi de Karatê em Boa Vista, vice-campeão do Estadual de Karatê em São Luiz do Anauá, vice-campeã no Open Sesc de Karatê, IX Copa Hien Kan de Karatê e na II Copa Ichi Ban de Karatê.

“É muito gratificante ver crianças se tornando adultos responsáveis, pessoas de bem que contribuem com a nossa sociedade”, disse. “Muitos atribuem a conquista profissional à disciplina que vivenciaram no karatê, podendo assim aplicá-la para vencer as dificuldades encontradas. Para todo professor de karatê, esse é o melhor pagamento”, disse se referindo aos ensinamentos aplicados nos núcleos. “Temos como filosofia o aprimoramento pessoal, proporcionando vida saudável, tirando-o da ociosidade, do sedentarismo, valorizando os aspectos sócio-culturais, contribuindo assim para um melhor convívio social”, explicou.

Ele explica que no projeto social “Acreditar, lutar e vencer”, é fomentado o interesse pela prática do karatê como esporte, através de atividades físicas, oficinas e palestras.

“Usamos o lúdico como forma de combater a ociosidade, disciplinando e melhorando a autoestima através de um bom condicionamento físico”, disse.

No começo desse mês o Centro abriu um núcleo do projeto na Vila União, município de Cantá, para atender crianças e jovens de 7 a 14 anos beneficiando a comunidade do interior.

EXAME – O Centro também realizou exame de faixa, graduando sete faixas coloridas, com a banca examinadora composta por faixas pretas do próprio Centro de Artes Marciais: João Romão 4º Dan, Clodelmar Level 2º Dan, Bruno Castro 1º Dan. Os graduados foram: Maria de Jesus Ferreira Lopes (faixa marrom 1º Kyu), Ricardo Melo Martins (faixa verde 3º Kyu), Lucas Gomes da Cruz (faixa vermelha 5º Kyu), José Victor Farias (faixa amarela 6º Kyu), William Farias de Mesquita (faixa amarela 6º Kyu) e Gean Lucas dos Santos Farias (faixa amarela 6º Kyu).

A entrega de faixa aconteceu esta semana no núcleo Central, rua Joaquim Honorato, bairro Silvio Leite, com festa de comemoração aos 10 anos de fundação do Centro. Atualmente o Centro de Artes Marciais Bushidô conta com dois núcleos e agora neste mês de julho irá abrir mais um no bairro Aracelis. “Mesmo com as dificuldades que passamos com falta de apoio e incentivo temos progredido em passos lentos, mas com a certeza de que nossa contribuição à sociedade é de grande valor”, disse Marlucia.

Esse núcleo vai funcionar na rua Rio Mau 521, no Aracelis, nos horários de 16h às 21h, com turmas de 20 alunos. As inscrições podem ser feitas no próprio local e as aulas serão ministradas por Marlucia Fernandes e pelo sensei João Romão.

“Neste núcleo também teremos uma turma de 30 alunos de 7 a 14 anos do projeto “Acreditar, lutar e vencer”, devido ao espaço físico”, disse.

Para participar do projeto a criança tem que estar matriculada na rede de ensino, ter um bom rendimento escolar e ser de baixa renda.

Para as pessoas que estão fora da faixa etária do projeto ou não se enquadram nos critérios, o Centro oferece aulas de karatê com valores bem acessíveis.