Cotidiano

Centro que auxilia mulheres vítimas de violência doméstica é premiado

A instituição foi a mais votada entre cinco entidades brasileiras finalistas de prêmio promovido pela Câmara dos Deputados

O Centro Humanitário de Atendimento à Mulher (Chame) foi o vencedor do Prêmio Pinotti- Hospital Amigo da Mulher, promovido pela Câmara dos Deputados e é concedido às entidades, Organizações não Governamentais (ONGs) ou instituições com serviços voltados à saúde da mulher.

A instituição de Roraima foi a mais votada entre cinco entidades brasileiras finalistas. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 23 de maio no Salão Nobre Câmara, em Brasília.

O Chame foi implantado em 2009 e de lá pra cá já atendeu mais de 12 mil mulheres em Roraima e de outros estados, com serviço psicossocial e ações de prevenção e audiências de conciliação bimestrais. O trabalho é uma iniciativa do Poder Legislativo e atualmente as audiências são realizadas pelo juiz da Vara da Justiça Itinerante e Defensoria Pública.

“A violência doméstica é um caso de saúde pública e necessita de políticas sérias para o atendimento especializado às mulheres que sofrem física e psicologicamente”, reforça a A coordenadora do Chame e Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Lenir Rodrigues.

Além do trabalho do Chame, a deputada ressaltou que está em andamento a estruturação do Observatório Estadual da Mulher, criado a partir do Projeto de Resolução Legislativa nº 014/2016, de autoria da deputada. “Estamos fortalecendo o observatório para que os dados recolhidos possam subsidiar políticas públicas para a prevenção da violência doméstica”, explica.

Para ela, a eficiência dos serviços do Chame se dá pelo alcance do público, por meio de vários programas de sensibilização que chegam inclusive em locais de difícil acesso, como comunidades indígenas, vilas e vicinais dos municípios.

Ela destaca que a criação da ferramenta “Zap Chame”, que atende pelo aplicativo WhatsApp 24 horas por dia, com apoio de profissionais preparados para orientar e incentivar mulheres vítimas de violência a denunciarem seus agressores.

OUTROS PROGRAMAS DO CHAME

O “Elas Por Elas” permite à rede de saúde a identificação e notificação de casos de violência doméstica e familiar. O programa “A Vida Pede Passagem” oferece palestras sobre a Lei Maria da Penha em repartições públicas e instituições com grande público masculino.

E para trabalhar com crianças e adolescentes de idade entre 12 e 18 anos, existe o Papo Reto, que aborda nas escolas públicas assuntos como violência doméstica familiar, drogas, sexualidade, entre outros. Já o programa Olhos de Maria é uma ação que leva informações sobre legislação para homens e mulheres de igrejas evangélicas e católicas.

O Chame conta ainda com a Capacitação Legal, curso voltado para a segurança comunitária, para que as comunidades indígenas tenham acesso à legislação, inclusive à Lei Maria da Penha. A indicação do Chame para o prêmio foi feito pelo deputado federal Hiran Gonçalves.