Cotidiano

Centros de Reabilitação e Estimulação Precoce funcionarão normalmente

O Governo do Estado anuncia uma novidade para o período de recesso deste ano na Rede Cidadania Atenção Especial: irá manter o funcionamento normal do Centro Estadual de Estimulação Precoce e do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II). Os atendimentos agendados nas duas unidades serão mantidos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

“Esses atendimentos são fundamentais para a continuidade do trabalho de estimulação e reabilitação desses pacientes, especialmente em uma das fases mais importantes, enquanto são bebês, pois toda a estimulação que receberem nessa fase irá minimizar as limitações da deficiência na fase adulta. Dessa forma, o Governo do Estado irá mantê-los normalmente, oferecendo esse apoio integral aos pacientes e a tranquilidade aos pais, tendo em vista que esta sempre foi uma reivindicação das famílias e, após um extenso planejamento, conseguimos atender”, explicou a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos.

Atualmente, 214 crianças de até quatro anos incompletos são atendidas na Estimulação Precoce com diversos profissionais de saúde, dentre eles, fisioterapeuta, pedagogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, para estimular e desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e intelectuais.

Já o CER II conta com uma equipe formada por profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiras, além de médicos em diversas especialidades, que atendem atualmente 600 pacientes de todas as faixas etárias para reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor.