Política

Cerca de 100 novos soldados serão convocados para Bombeiros

Além da convocação, mais de R$ 250 mil em materiais e equipamentos foram entregues à corporação

A governadora Suely Campos assinou decreto de convocação de mais 97 candidatos aprovados do concurso realizado em 2013 para o Corpo de Bombeiros Militar. O anúncio foi feito durante formatura, que ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no bairro Pricumã.

“A convocação da segunda turma do CBMRR era algo muito esperado pelos aprovados e que agora conseguimos efetivar. Esse é mais um dos compromissos que a governadora Suely Campos conseguiu honrar. Antes precisávamos superar algumas situações para beneficiar a instituição, como a alteração da legislação militar e a modificação do quadro efetivo, além das questões orçamentária e financeira, que só após serem ajustadas facilitaram a chamada da última turma de soldados”, explicou o secretário-chefe da Casa Civil, Oleno Matos.

Atualmente, o CBMRR possui um efetivo de 454 militares, entre homens e mulheres distribuídos em todo o Estado e a previsão é que o Curso de Formação de Soldados seja iniciado no primeiro semestre de 2018.

Segundo Diego Vilanova, um dos aprovados, a convocação era muito aguardada. “Vínhamos lutando desde 2014 por essa convocação e ter uma data definida para o início do curso é uma vitória, pois há muito tempo estamos batalhando para que essa convocação acontecesse”, disse.

EQUIPAMENTOS – Durante a formatura, foram entregues cerca R$ 250 mil em materiais e equipamento permanentes. “Esses equipamentos são ferramentas indispensáveis no atendimento de ocorrências e serão utilizadas nas atividades diárias dos bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro.

Para o atendimento pré-hospitalar, a aquisição conta com itens indispensáveis para o pronto emprego, como 400 talas moldáveis nos tamanho “P” “M” “G” e “GG”; 1.600 colares cervicais em todos os tamanhos; talas de papelão; 20 reanimadores manuais, além de 24 kits contendo prancha longa e material de primeiros socorros.

Para as atividades de salvamento e combate a incêndio, foram adquiridos 20 motosserras; 16 escadas, material bastante usado nas atividades. Além de 30 luvas de apicultor, equipamento de uso obrigatório nas ocorrências envolvendo manejo de insetos; 100 protetores auriculares e 50 balaclavas, material de multiuso nas ações bombeiro militar e de uso obrigatório por se tratar de equipamento de proteção individual.

Para as ações diretas de combate a incêndio, foram adquiridos vários itens essenciais, dentre eles oito divisores de mangueira; oito redutores entre linhas e 250 mangueiras, ferramenta empregada diretamente nos combates a todo tipo de ocorrência de incêndio.

BOMBEIROS CIVIS – Durante a solenidade também foram entregues os certificados de conclusão dos 35 profissionais que concluíram Curso de Bombeiro Profissional Civil (CBPC) que teve início no dia 7 de julho, com carga horária de 237 horas/aula. “A profissão de Bombeiro Civil foi instituída e regulamentada pela Lei Federal 11.901, em 2009, e para a atuação em Roraima os alunos precisam atender às exigências e cumprimento da Norma Técnica n° 17 do CBMRR”, explicou o comandante-geral da corporação.