Cotidiano

Certidão de nascimento já vem com o CPF

Parceria do Cartório com a Receita Federal permite que os bebês que nascerem a partir de agora já tenham o CPF

Uma das inovações do Cartório do 1º Ofício de Boa Vista, localizado na avenida Ville Roy, Centro, é a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) na certidão de nascimento das crianças, que começou a ser efetivada ontem, 10. A ação conta com a parceria da Receita Federal e já acontecia em outras cidades brasileiras.

Segundo a corregedora-geral do Tribunal de Justiça, a desembargadora Tânia Vasconcelos, trata-se de um processo de aperfeiçoamento da cidadania. “É um documento que identifica o cidadão e que diz respeito à vida dele. A partir de agora, aquele que nasce já tem o seu CPF, cujo número vai acompanhá-lo para sempre, facilitando a vida do indivíduo. O Cartório e a Receita Federal ganham com essa parceria, assim como a população, que ganha um serviço de primeira linha”, destacou.

O delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, afirmou que a ação traz uma grande facilidade à sociedade. “Após o nascimento da criança, os pais já adquirem o número do CPF dela, o que é uma vantagem”.

Conforme Rubim, outro tópico importante é quanto à confiabilidade do sistema na inscrição do documento. “O que significa que, a partir de hoje, diminui consideravelmente a possibilidade de ocorrerem fraudes, que eram tentadas com número do CPF. Ou seja, é mais um ganho”, complementou.

O administrador do Cartório do 1º Ofício, o tabelião Joziel Loureiro, disse que o sentimento é de alegria. “É gratificante poder prestar mais um serviço à população e mostrar que as instituições, quando trabalham em parceria, trazem ganho à sociedade. Hoje os nossos bebês estão mais protegidos e aptos a receberem benefícios. Além de evitar fraudes e homônimos, facilitando a vida dos pais. Logo, todos nós ganhamos com essa ação”, afirmou.

Loureiro afirmou que, em breve, outras novidades virão. “Temos vários outros projetos, como o convênio com as funerárias, para facilitar a emissão da certidão de óbito; e também a interligação com as maternidades. São trabalhos que estamos desenvolvendo para facilitar e humanizar ainda mais o atendimento às pessoas”, destacou.

“O CPF na certidão é uma novidade que veio para melhorar o atendimento ao cidadão. É algo que facilita tanto para nós, os pais, como para a criança, pois sabemos que não vamos precisar correr atrás dessa documentação futuramente”, disse o taxista Valtamir Francisco de Campos, pai do primeiro bebê a ser registrado com o CPF na certidão de nascimento em Roraima. (B.B)