Cultura

Chefe de cozinha roraimense é atração do Mesa SP

Jornalista Denise Rohnelt Araújo irá levar os ingredientes de Roraima para o palco do Mesa Tendências, em São Paulo

Um dos principais eventos de gastronomia do Brasil, o Mesa SP traz chefs nacionais e internacionais para o centro de São Paulo. Este ano, a chefe de cozinha e jornalista Denise Rohnelt Araújo será a representante da culinária roraimense. Ela será responsável por levar os ingredientes de Roraima para o palco Mesa Tendências.

O evento será realizado em São Paulo, de 27 a 29 de outubro, e abordará o tema “A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão”. Da região amazônica, o congresso também contará com os chefs Thiago Castanho (Remando do Peixe – PA), Felipe Schaedler (Banzeiro – AM).

Segundo ela, a jornalista acompanhada do chef Guga Rocha (Homens Gourmet – Fox Life), afinal o tema deste ano é compartilhar conhecimento, paixão e inovação, e principalmente a paixão pela cozinha, que é comum aos amigos. Ela escolheu apresentar “A mandioca e seus sub-produtos – o legado profundo da cultura indígena para a nossa cozinha, do tucupi negro ao fermentado pajuaru.”

A pesquisadora estuda há quatro anos os sub-produtos da mandioca, com maior interesse no tucupi negro, uma iguaria de Roraima utilizada apenas pelos indígenas em suas preparações, principalmente na da Damorida.

“Como o chef, Guga Rocha já veio várias vezes ao nosso estado e tem sido um grande divulgador dos nossos ingredientes. Inclusive, já deu uma aula na renomada escola Le Cordon Bleu de Ottawa, no Canadá, com ingredientes daqui. Nada mais justo que compartilhar com ele as descobertas e ingredientes para que ele prepare um prato em homenagem ao nosso estado”, ressaltou Denise.

Para que essa aula aconteça e os 400 participantes experimentem os sabores de Roraima, a chefe irá levar 7 kg de peixe, pimentas variadas, tucupi preto, beiju de mandioca, panela de barro macuxi e a massa do pajuaru para ser preparado no local.

“Será servida a autêntica damorida macuxi e o fermentado pajuaru. A grande curiosidade do público em torno da palestra é com relação ao nosso tucupi preto, que, segundo o livro “História da Alimentação no Brasil”, do Luís da Câmara Cascudo, o nosso tucupi negro é o rei dos molhos”, comentou.

Serviço:
Semana Mesa SP
Data: De 27 a 29 de outubro
Informações: http://www.2015.semanamesasp.com.br/