Cotidiano

Chegada de Uber Mototáxi na Capital começou a ser anunciada na internet

Interessados em se cadastrar para atuar no serviço estão sendo contatados, mas Emhur considera implantação preocupante

Depois da polêmica com o início do serviço Uber em Boa Vista, já está sendo anunciado, nas redes sociais, o cadastramento para instalar na Capital o serviço Uber Mototáxi, um serviço que já vem sendo disponibilizado em alguns lugares do país ao custo de R$ 5,00. Apesar de não ter conhecimento, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) considera preocupante a tentativa de implantar o serviço de mototáxi, uma vez que a maioria das ocorrências registradas no município envolve acidentes com motos.

Com base nos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deste ano, a cada 10 atendimentos realizados no Hospital Geral de Roraima (HGR), nove estão relacionados a acidentes com moto, seja com o condutor ou com o carona. O coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), Ney Brito, considera o índice alto.

Segundo ele, a maioria dos acidentes envolvendo motos é causada por imprudência seguida de infração. O coordenador destacou que o motociclista em si já é vulnerável por não ter a carcaça metálica do carro para se proteger e ser menor. Pelo espaço reduzido, os veículos maiores tendem a se jogar para cima dos menores. “Isso fere o Código de Trânsito Brasileiro, porque o maior deve sempre cuidar do menor”, frisou.

Segundo a Emhur, Boa Vista já possui um serviço alternativo de transporte privado, que é o táxi-lotação. Conforme Brito, só o serviço prestado pelo lotação já abrange toda a população, além de demanda não ser expressiva para a implantação do Uber Moto.

ARQUIVADO – Antes da existência do Uber, a Câmara dos Vereadores de Boa Vista chegou a apreciar o projeto de lei que criava o serviço de moto-táxi em 2015, mas a matéria foi arquivada. Em todo o Estado, apenas três dos 15 municípios contam com o serviço regulamentado de mototáxis: Pacaraima, ao norte; Mucajaí, centro-leste; e Rorainópolis, sul de Roraima. (A.G.G)