Política

Chicão assume secretaria de Estado e Flamarion volta para Assembleia

Decretos governamentais foram publicados no Diário Oficial do Estado de segunda-feira, 19

O deputado Flamarion Portela (PTC), que tinha assumido no início de junho o cargo de presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) foi exonerado pela governadora Suely Campos (PP). O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da segunda-feira, 19. Quem responde interinamente pela presidência do Departamento, é o diretor Luiz Eduardo Castilho.

Mas as mudanças feitas por Suely Campos não param por aí. No mesmo diário, a governadora publicou a nomeação do agora deputado licenciado Francisco Assis da Silveira, o Chicão da Silveira (PP), no cargo de secretário extraordinário de Pesca e Aquicultura.

Com a nomeação de Chicão, Flamarion volta para a Assembleia Legislativa de Roraima em busca de melhorar o relacionamento do governo com os deputados, após o pedido de impeachment contra a chefe do executivo, protocolado na última segunda-feira, 19. “Eu acho que pela minha vida de parlamento, minha experiência de relacionamento com a Assembleia e com os deputados, sempre buscando a conciliação, a governadora me deu essa atribuição. Não sei se vamos conseguir a convergência, mas vamos tentar”, afirmou à Folha.

Para o parlamentar não é produtivo para o Estado que haja uma guerra entre o governo e a Assembleia. “Neste tipo de briga, todos perdem e espero que os deputados reflitam esse momento difícil que Roraima e o Brasil passam. Não podemos viver em conflito e temos que lutar pela convergência”, disse.

Flamarion deixou claro que não vai liderar a base governista, hoje comandada pelo deputado Brito Bezerra (PP), mas que vai apenas somar seu nome aos já existentes que apoiam o governo. “Vou reassumir o mandato e serei um dos oito deputados da base governista. Brito é um líder competente, comprometido e muito leal para com a governadora e serei mais um dos que vão apoiá-lo na liderança”, comentou.

HISTÓRICO – Chicão da Silveira ocupou a vaga de deputado em fevereiro de 2016, após a vacância da cadeira do deputado Oleno Matos (PDT), que assumiu a Casa Civil do Governo do Estado. Em setembro do mesmo ano foi para o Detran, onde ficou por oito meses até ser exonerado no início do mês passado. A reportagem da Folha procurou o parlamentar licenciado para falar sobre a nomeação na Secretaria Extraordinária da Aquicultura e Pesca, mas não conseguiu retorno.