Política

Chicão volta para Assembleia e Flamarion pode assumir Detran

Fontes próximas do ex-presidente do Detran informaram que ele soube da exoneração pelas redes sociais, o que foi negado pelo Governo

O Governo do Estado publicou decreto exonerando o diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito ), Chicão da Silveira (PP). Ele estava no cargo desde setembro de 2016, quando deixou a cadeira de deputado estadual na ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima) para assumir a autarquia.

Fontes próximas do ex-presidente do Detran informaram que ele soube da exoneração por meio de publicações nas redes sociais. A reportagem da Folha tentou entrar em contato com ele durante toda esta quarta-feira, dia 3, mas Chicão não atendeu às ligações.

No lugar dele, assume, interinamente, o atual diretor financeiro do órgão, Luiz Eduardo Castilho, que já ocupou o cargo de outubro de 2015 a setembro de 2016.

Castilho é Advogado, com especialidades em Criminologia, Administração Pública, Direito Processual e Criminal. Antes de assumir a titularidade do Detran foi secretário-adjunto estadual de Segurança Pública. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do dia 2 de maio.

Nos bastidores políticos, o nome cotado para assumir o cargo é o do deputado estadual Flamarion Portela (sem partido), que estava na vaga de Chicão na ALE-RR. Na assembléia, inclusive, já está sendo dada como certa a ida dele para a autarquia.

Portela ao ser questionado pela Folha negou que tenha sido convidado pela governadora Suely Campos para o cargo. “Não sei nada sobre esse assunto e vou conversar com a governadora apenas na próxima semana. Somente depois dessa audiência poderei falar algo sobre minha situação”, disse o parlamentar.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que a exoneração de Francisco Assis da Silveira, do cargo de diretor-presidente do Detran-RR refere-se a ajustes administrativos.

O Governo também afirmou na nota que Silveira foi devidamente comunicado da exoneração em conversa na Casa Civil.

TROCA-TROCA – O deputado Chicão da Silveira saiu do cargo de deputado estadual em 2016, após sete meses atuando como parlamentar. Ele assumiu a vaga após a vacância da cadeira do deputado Oleno Matos (PDT), que assumiu a Casa Civil do Governo do Estado, em fevereiro de 2016. Com a saída de Chicão da ALE-RR, o ex- governador Flamarion Portela, que ocupava o cargo de secretário estadual de Infraestrutura, assumiu a vaga no parlamento estadual.