Cotidiano

Chuva deixa rodovias submersas e isola moradores de vilas do Amajari

Fortes chuvas afetaram centenas de famílias do Projeto de Assentamento Amajari e da Vila Trairão

A forte chuva que caiu na madrugada de ontem, 23, deixou debaixo d’água pontes que dão acesso ao município de Amajari, localizado a 155 quilômetros da Capital, na região norte de Roraima. As condições climáticas deixaram isoladas centenas de famílias do Projeto de Assentamento (P.A) Amajari e da Vila Trairão.

No P.A Amajari, o Igarapé Acará amanheceu transbordando. A Defesa Civil do município emitiu alerta aos moradores orientando para que só fizessem a travessia das pontes que ficaram submersas depois que o volume de água diminuísse.

Segundo a diretora da Defesa Civil Municipal de Amajari, Chaguinha Soares, desde as primeiras horas da manhã de ontem os agentes fizeram vistorias nas pontes da localidade. “Mesmo com as águas passando por cima das pontes, aparentemente as estruturas estão sólidas. Mesmo assim orientamos as pessoas não passarem com seus carros, evitando assim danos maiores”, disse.

Ainda assim, alguns motoristas se arriscaram na travessia e ficaram com os carros praticamente debaixo d’água. A Defesa Civil colocou à disposição um barco para auxiliar as famílias na travessia e para que alunos que estudam em escolas da sede do Município pudessem ir às unidades de ensino. “A Prefeitura, a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura trabalharam em conjunto no suporte de travessia das pessoas. Fizemos o resgate dos carros que ficaram presos na água com o auxilia de tratores, porque a água estava muito forte”, destacou a diretora.

TRAIRÃO – Logo após ser comunicada da enchente no Rio Acará, a Defesa Civil do Amajari recebeu informações de que o Rio Trairão, que dá nome à vila do Município, também encheu com as fortes chuvas que atingiram a localidade, deixando várias famílias ilhadas.

No local também há um Projeto de Assentamento, onde centenas de produtores rurais residem. Casas ficaram alagadas e as famílias se arriscaram para tentar salvar os pertences. Uma equipe da Defesa Civil do Município também já foi enviada para o local, na tarde de ontem, para realizar o levantamento de danos e prejuízos.

DEFESA CIVIL ESTADUAL – À Folha, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), por meio da Defesa Civil Estadual, confirmou que o órgão foi informado sobre a enchente que atingiu o município de Amajari. “Estamos aguardando o levantamenro inicial da Defesa Civil do Município sobre os dadnos e prejuízos causados na região e, dependendo do nível em que se encontra a situação, vamos dimensionar o apoio necessário. Uma equipe de atendimento a emergências já foi deslocada para o local”, informou.

Conforme o órgão, o fato de o município estar situado em uma região de serra contribui para a cheia dos rios nessa época do ano. “Como é região de serra os rios enchem muito, mas duram poucas horas porque tem a vazão rápida”, explicou. (L.G.C)