Cotidiano

Chuva forte causa apagões de 6 horas em Caroebe e Amajari

Os municípios de Caroebe, a Sudeste do Estado, e Amajari, ao Norte, ficaram sem energia elétrica durante seis horas após a forte chuva em Roraima. O apagão em Amajari durou de meia-noite até 8h de quinta-feira. Em Caroebe, o corte de energia foi de 17h até a meia-noite. Os moradores reclamaram de transtornos e disseram que é difícil encontrar atendimento.

Um comerciante de Amajari afirmou que o freezer de seu estabelecimento queimou com a queda de energia. “O técnico da Eletrobras alegou que a demora foi porque ele não poderia mexer no poste durante a chuva intensa. É uma situação difícil porque, desde a época da Cerr [Companhia Energética de Roraima] os postes são velhos e a rede cai. Agora que entrou a Eletrobras, o atendimento do pessoal piorou porque temos que esperar vir o carro de Boa Vista”, relatou.

O presidente da Eletrobras, Anselmo Brasil, justificou que a linha principal de fornecimento que atravessa Roraima precisa estar desmatada no seu entorno. Mas a empresa alega que recebeu o linhão cheio de árvores e matagais em volta, facilitando os apagões em cidades inteiras quando chove intensamente.

Frisou que mutirões para limpeza destes locais têm sido feitos dias de segunda e sexta-feira, quando a energia é desligada entre 7h e 13h. Nestes momentos há pouco uso da eletricidade por parte da população, de acordo com os relatórios da empresa.

Os postos de atendimento que eram da Cerr e agora são da Eletrobras, continuam funcionando nos mesmos endereços, segundo a empresa. O presidente acredita que haja confusão por causa do costume dos moradores de falarem diretamente com os antigos funcionários da Cerr. Porém, com a nova empresa, deve-se ligar para o 0800 701 9120, que é a Central de Atendimento em Boa Vista.

“Os operadores deslocam equipes que já estejam naqueles municípios, ou que estejam próximas a eles. O serviço funciona 24h. Além disso, das 8h às 12h e das 14h às 17h é possível ir pessoalmente aos postos de atendimento existentes no interior. Em janeiro, quando começaram, ainda era preciso deslocar o pessoal de Boa Vista. Atualmente, a empresa dispõe de 25 carros no interior, e ontem foram enviados mais 15 carros para municípios de Roraima. “É preciso criar o hábito na população do interior de nos procurar diretamente”, disse o presidente.