Cotidiano

Chuva sem trégua prejudica estradas em Normandia

Um dos pontos mais críticos está no trecho próximo a entrada que da acesso a comunidade do Coqueirinho

A constante chuva dos últimos dias trouxe prejuízos às estradas, principalmente à que liga ao município de Normandia. A Folha de Boa Vista recebeu mensagens e fotos de leitores que reclamam das condições das estradas e o excesso de buracos causados.

Um dos pontos mais críticos está  no trecho próximo a entrada que da acesso a comunidade  do Coqueirinho onde há uma quantidade muito grande de buracos.

Na região, dois ônibus já chegaram a cair em buracos, os passageiros tiveram que terminar o trajeto a pé ou pegar uma carona.

“Dá para fazer uma exposição de tantos buracos, devido às serras, a água pega velocidade e sai arrastando tudo. Fora as máquinas da prefeitura e do Governo, os próprios moradores e funcionários do Transporte escolar das comunidades se mobilizaram para não ficar ilhados, vão para as estradas ajeitar com pedras, pau, capim e fazer o trabalho braçal” informou uma moradora.

Conforme a moradora, há cerca de um mês as estradas dessa região estão com buracos na localidade.

Segundo o prefeito Vicente Brasil, a interligação da BR-401 com BR-433, que dá acesso ao município, não está em boas condições.

“A estrada não é asfaltada e todo inverno a situação é de caos, a buraqueira aumenta consideravelmente. Quanto mais rigoroso for o inverno, mais delicada é a situação, porém ainda há uma tranquilidade, pois situação nenhuma isola a cidade”, disse. “Sempre enfrentamos essa situação em período de inverno, principalmente os mais rigorosos. Esse trecho da BR-401 ligado a BR-433 nunca foi asfaltado, por isso a população sofre mais essa época”, acrescentou.

DNIT – O responsável pela Coordenação de Engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Reginaldo Lima, disse que há um contrato de conservação e manutenção da BR-433 em vigência com a Construtora Araújo.

No momento, não há a atuação de trabalhadores por conta do período chuvoso, uma vez que não é possível trabalhar com terraplanagem, e o revestimento primário da rodovia dificulta o tráfego.

SEINF – O Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), informou através de nota que nesta quarta-feira, dia 05, uma equipe de técnicos irá até o município de Normandia, para avaliar e providenciar os reparos necessários na rodovia. 

Além disso, está elaborando projeto para contratação de empresa para executar serviços de manutenção em estradas estaduais e vicinais de todos os municípios do interior. Com isso, serão atendidas todas as demandas, a fim de se manter trafegabilidade e segurança nas estradas de Roraima.