Cotidiano

Chuvas continuam fortes e deixam regiões isoladas no interior de RR

Em Uiramutã, situação crítica continua e, no Amajari, estradas se transformaram em grandes atoleiros

A chuva intensa que tem caído nos últimos dias tem dificultado a rotina de alguns municípios, principalmente os do interior, como no Uiramutã, a nordeste do Estado, e Amajari, na região norte. As condições são críticas, pois as estradas e vicinais se tornaram grandes atoleiros, deixando as populações isoladas.

Em Uiramutã, os carros que tentam vencer a lama acabam ficando atolados. Conforme a Folha vem divulgando, várias regiões daquele município estão em completo isolamento por causa dos atoleiros e das inundações provocadas por rios e igarapés que transbordaram.

No Amajari, na Vicinal Bom Jesus, na região do Trairão, a situação tem sido desesperadora, conforme relatou o comerciante e vereador Adriano Rodrigues. “Essa é uma situação que ocorre há anos, é de conhecimento da administração municipal, mas nada é feito para amenizar o problema”, afirmou.

Por conta das fortes chuvas, a estrada passou a ficar praticamente intrafegável. A região é composta por ladeiras, tornando alguns trechos escorregadios. “Nem mesmo caminhonetes com tração 4×4 conseguem chegar à região devido aos atoleiros existentes na estrada. Já houve até casos de veículos tombarem na pista. As famílias estão praticamente isoladas, sem ter como se locomoverem”, disse.

A sede do município, a Vila Brasil, também tem enfrentado dificuldades com atoleiros e a buraqueira na estrada. Desesperados, alguns moradores colocaram faixas para tentar chamar a atenção para o problema.

Segundo o vereador, o município até dispõe de maquinários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no entanto, estariam parados, o que tem revoltado os moradores. “O clamor dos moradores é que ao menos a Prefeitura realize o tapamento dos buracos na estrada que dá acesso à Vila Brasil”, protestou.

SAÚDE – Outro problema que vem sendo enfrentado pelos moradores do Trairão é a falta de suporte de saúde na única Unidade Básica de Saúde (UBS). A região está sem suporte de ambulância e faltam médicos para atendimento 24 horas.

“Enquanto a Vila Tepequém dispõe de um médico 24 horas, sendo que a UBS de lá só atende de quinta a segunda-feira, o Trairão não tem praticamente nenhum suporte. E lá a demanda é muito mais urgente. Infelizmente, quem precisa de atendimento de saúde tem que sair de lá, mas como fazer isso com as estradas ruins?”, questionou.

PREFEITURA – Em relação à situação de trafegabilidade nas estradas, a Folha tentou contato com a Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Amajari, mas sem resposta. Em relação à falta de ambulância no Trairão, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o veículo encontra-se em manutenção. A peça a ser substituída já foi adquirida, no entanto, o atraso na finalização do serviço se deve à troca da empresa responsável pelo conserto de viaturas do município. (M.L)