Cultura

Ciclista que viajou 66 países passa por Roraima

Ao todo, o viajante já passou por mais de 66 países, e inúmeras experiências desde fome, frio e sede

Renato Campinho é um brasileiro, nascido no Piauí que já pedalou mais de 300 mil km pelo mundo, mas ainda não acabou de viajar, sua meta é atingir a marca de 600 mil km e pedalar até a sua quarta copa do mundo na Rússia, em 2018.

Ao todo, o viajante já passou por mais de 66 países em quatro continentes, e inúmeras experiências desde fome, frio e sede. “Eu cheguei a um momento na minha vida que nada me prendia, não tinha emprego, ou filhos, minhas responsabilidade se transformou em conhecer o mundo, e levar uma mensagem de ecologia, com a bicicleta, não utilizo combustível além da minha pedalada, e sempre utilizando poucas roupas, uma mini cozinha, tudo isso em cima da bike” explicou.

Segundo ele, algumas bicicletas já quebraram no caminho. “Elas vão quebrando, eu vou consertando, consigo outras, e faço amizades pelo mundo. Meu sonho agora é ver o Brasil campeão na próxima copa do mundo. Agora vai”, explica.

A viagem já dura doze anos, antes de começar de bicicleta, a viagem começou a pé. “Corri do Oiapoque ao Chuí, com uma sustentabilidade ambiente, mas era bem mais cansativo, agora de bicicleta passo o dia pedalando e não me canso” conta. A bike tem um visual especial, com bandeiras do Brasil e os nomes daqueles que apoiaram a viagem. “É a ‘cicloecologia’, uma forma de viajar, sem poluir, sem gastar dinheiro, vivendo muito com pouco”, conta.

Segundo ele, os maiores apoiadores de suas viagens, são as pessoas que com suas solidariedades colaboram com dinheiro, estadia, alimentação, além de uma boa conversa.

Campinho contou que não levava consigo importância financeira, nem objetos de valor econômico. “Às vezes faço um serviço de pintura em troca de ajuda, mas a única coisa de valor que tenho, são as histórias da viagem que tenho pra contar”, finaliza.

O ciclista deve ficar em Boa Vista durante uma semana, para entrar em contato com o aventureiro basta acessar seu perfil no facebook ou entrar em contato pelo telefone (77)998319795.