Cotidiano

Ciclistas apontam falhas em ciclovias

Um relatório com fotos foi elaborado por ciclistas apontando falhas e irregularidades nas ciclovias implantadas na Capital

Após a implantação de ciclovias em ruas e avenidas de Boa Vista, ciclistas elaboraram um relatório, em agosto do ano passado, apontando diversas irregularidades. As obras fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Boa Vista, para o qual o documento foi elaborado. Quase oito meses se passaram e nem todos os problemas indicados no relatório foram solucionados.

Boa Vista ganhou mais de 35 quilômetros de ciclovias, o que garantiu à Capital o título de 6ª cidade com mais quilômetro de ciclovia por habitante. A intenção da Prefeitura é construir 50 quilômetros. No entanto, alguns trechos precisam de atenção redobrada, reparos e ajustes, como apontou o relatório do pedagogo e praticante de ciclismo Emanoel Ferreira.

“O relatório não tem cunho crítico destrutivo. Muito pelo contrário, é construtivo visto que, se todo cidadão, ao detectar algo que possa vir a prejudicar e comunicar às pessoas e/ou órgãos responsáveis por tal ação, os reparos serão realizados antes que algo de maior prejuízo venha ocorrer. É um relatório na visão de um ciclista, e não de um especialista. Como utilizo esse espaço para praticar o ciclismo, eu me vi no dever de realizar a catalogação desses pontos, através de fotos, que em minha visão merecem um pouco de atenção”, frisou.

O documento inicia apontando irregularidades na ciclovia da Rua Pastor Nicanor Fabrício dos Santos, no bairro Senador Hélio Campos, na Rua Mestre Albano, no bairro Asa Branca, Via das Flores e Avenida Glaycon de Paiva, nos bairros Pricumã e Mecejana, todos na zona Oeste, e na Avenida Ville Roy, no bairro Caçari, zona Leste. Entre os problemas indicados nos trechos estão emendas no asfalto da ciclovia, concretos cortados, bueiros e mudanças de trecho, nivelações irregulares que retêm água da chuva, falhas na pintura do asfalto, irregularidades no meio-fio, entre outros.

“Na Rua Mestre Albano, por exemplo, notamos que existem algumas falhas de emenda, concreto quebrado, bueiros e, na esquina com a Rua Jesus Cruz, foi realizada uma mudança de lado da ciclovia, onde fica muito perigoso para os ciclistas”, comentou.

Segundo Ferreira, apesar das várias reclamações, a implantação das ciclovias é uma conquista. “No dia em que fiz essa catalogação, vi que a ciclovia tem sua funcionalidade, pois não são apenas os ciclistas profissionais que a usam. Saliento que deveria existir uma fiscalização mais efetiva quanto a sua conservação, não necessitando que a sociedade venha ter que fazer isso, pois existem muitos pontos que estão levando seus usuários a se expor fisicamente, em caso de algum acidente”, enfatizou.

Para o agente de trânsito Aquilis Herêncio Monção, as obras ainda necessitam de melhorias. “Não importa se você é um ciclista esportivo ou usa bicicleta para ir ao trabalho. O importante é pedalar e zelar pela nossa ciclofaixa que ainda tem muito a ser melhorada”.

O estudante Dheyson Barbosa utiliza a ciclovia com frequência e, para ele, a maior dificuldade são os blocos utilizados como bordas. “Acredito que, como tudo em nossa vida deve ser feito da forma correta, essa ciclovia tem muitas falhas que põem em perigo os ciclistas. O maior erro na construção são esses blocos, pois não servem como proteção aos ciclistas e não impedem um carro de nos ultrapassar. A outra questão é a sinalização, pois não está em toda ciclovia e onde tem não atende às necessidades”, comentou.

Prefeitura diz que problemas já estão sendo solucionados

A Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de nota, que a maioria dos pontos citados no relatório já foi solucionada. “A Secretaria Municipal de Obras está trabalhando para sanar as deficiências apontadas. Ressalta que o que for de responsabilidade da empresa executora da obra, será reparado pela mesma. Paralelo a isso, está sendo aberto um processo de licitação para a manutenção dos locais citados”, explicou.

A nota ressaltou que algumas grelhas de drenagem não necessitam de troca, já que a abertura é no sentido perpendicular ao fluxo das bicicletas. “Na Rua Pastor Nicanor, quando foi feito o relatório, ainda não havia sido finalizada a sinalização da ciclovia, que já está concluída”.

Sobre os blocos quebrados, a prefeitura explicou que ocorrem por imprudência de motoristas. “Infelizmente, por imprudência de alguns condutores, acontecem acidentes com veículos e acabam quebrando alguns blocos. Reforçamos que o processo de manutenção para execução dos reparos está em licitação”.