Cultura

Cine Clube Usina tem sessão com filmes do Zé do Caixão

O Espaço Usina, Café e Cultura, localizado na Rua Raio Solar, n° 509, bairro Jóquei Clube. A entrada é gratuita

O Cine Clube Usina realiza uma sessão que homenageia o ator e cineasta José Mojica Marins, conhecido como Zé do Caixão. O filme escolhido é o “Estranho Mundo de Zé do Caixão”, lançado em 1986.  A exibição é realizada no Espaço Usina, Café e Cultura, localizado na Rua Raio Solar, n° 509, bairro Jóquei Clube. A entrada é gratuita e haverá pipocas e refrigerantes à venda.

Além de exibição de filmes, o espaço oferece outras atividades culturais durante o ano. De acordo com a atriz Camila Bessa, o Espaço Usina Café e Cultura é um espaço multicultural fundado pela Cia. Arteatro e Usina Ponto de Cultura.

“O objetivo é a realização de ações culturais dos diversos segmentos, como teatro, música, cinema, dança, artes plásticas, audiovisual, literatura, entre outros, visando a promoção e integração das artes”, comenta.

O local conta com uma biblioteca comunitária, com obras de literatura nacional e local, teatro e gestão cultural, e com uma sala de informática à disposição da comunidade em geral. Em seguida, haverá um debate sobre o filme entre o público presente.

Zé do Caixão

José Mojica Marins é um cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão brasileira. Mojica também é conhecido como Zé do Caixão, seu personagem mais famoso.

Embora Mojica seja conhecido principalmente como diretor de cinema de terror, teve trabalhos anteriores cujos gêneros variavam entre faroestes, dramas, aventura, dentre outros, incluindo filmes do gênero pornochanchada, no Brasil, durante aquela época. Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente desprezado pela crítica nacional, passou a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados cult no circuito internacional.

SINOPSE

Estranho Mundo de Zé do Caixão (1968): Elevado ao estado inatingível dos seres sobrenaturais, Zé do Caixão desfia sua filosofia e apresenta três contos em ‘O Fabricante de Bonecas’, marginais invadem a casa de um velhinho e descobrem o segredo da confecção de suas bonecas em Tara, um vendedor de balões fantasia uma paixão doentia por uma garota que ele segue obsessivamente pelas ruas. Em ‘Ideologia’, o excêntrico Professor Oãxiac Odez tenta provar a um rival que o instinto prevalece sobre a razão, usando métodos nada ortodoxos.

Serviço:
Cine Clube Usina
Filme: O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1968)
Data:     Quinta-feira (18 de maio)
Local: Raio Solar, n° 509, bairro Jóquei Clube
Hora: 19 horas
Classificação: 14 anos
Entrada Gratuita