Cultura

Cineasta produz filme sobre artes em Roraima

Para arrecadar fundos, os cineastas realizam a partir de hoje uma oficina de cinema no IFRR

O cineasta roraimense Roger Martins está em processo de produção de um novo filme produzido em Roraima. A obra que terá cerca de 50 minutos recebeu o título de ‘Doze Artes’ e será produzida pelo selo independente ‘Tudo vira filmes’, ainda sem data para lançamento. Para arrecadar fundos para o filme, o cineasta chegou a vender seu próprio carro. Apaixonado por filmes, o autor diz que pretende fazer um longa que reúna diversos tipos de artes, inclusive, durante a exibição do filme, e promete uma performance especial.

“Sempre tive um gosto por filmes mais do gênero cult, gosto de apelidar esse filme de ‘Tangerina Mecânica’ em homenagem ao ‘Laranja Mecânica’ de Stanley Kubrick, por ter uma atmosfera bem experimental, os personagens irão usar máscaras, uma forma também de disfarçar a atuação já que iremos usar atores amadores”, explica.

Segundo ele, a obra não terá imagens apenas de Roraima, uma das cenas foi gravada pelas ruas de Buenos Aires, na Argentina. “Será um experimento, e estou acreditando muito nessa ideia”, relatou.

Roger é um cineasta amador com pouca experiência no audiovisual, ele lançou com ajuda de uma equipe o curta-metragem ‘Perigo invisível’ em outubro de 2017, que está disponível no YouTube no canal oficial da Tudo Vira filmes. “É preciso acreditar, foi a minha primeira experiência depois que participei de uma oficina de filmes, é algo que acredito e por enquanto só tenho o apoio da minha filha de cinco anos. É um sonho”, relatou.

Oficina de cinema

Ainda com a proposta de arrecadar fundos para o filme, ele e o cineasta Z Leão realizam uma oficina de cinema até domingo (1º) no Instituto Federal de Roraima (IFRR). Ao final do curso, serão realizados dois filmes feitos e produzidos pelos alunos. “É uma forma de fomentar o cinema roraimense, e o dinheiro das inscrições iremos utilizar nesse projeto, já que existem alguns custos para que o filme saia do papel”, disse. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 99122-7854.

Serviço

Oficina de cinema

Data: 28 de junho até 1º de julho

Local: IFRR 

Hora: tarde e noite

Informações: 9912-27854