Cotidiano

Cir esclarece furtos no lago

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) e o Centro Regional Lago Caracaranã esclareceram hoje, em nota, sobre os furtos ocorridos no último final de semana no lago Caracaranã, localizado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia.

Enquanto turistas pernoitavam, alguns tiveram pertences furtados, como roupas, garrafas de café, rancho, cadeiras, caixas de som, entre outros produtos.

A Coordenação Regional da Raposa, responsável pelo funcionamento do Lago Caracaranã, respondeu sobre o caso.

“Lamentamos o ocorrido e esclarecemos que os pertences furtados foram localizados e devolvidos aos respectivos donos. Providências de segurança serão tomadas para que não mais ocorram fatos dessa natureza e assim permaneça assegurado o bom funcionamento do local”.

A nota do Cirr também destacou, “logo será viabilizado um Grupo de Segurança Indígena no Centro Regional Lago Caracaranã para coibir qualquer ilícito no recinto, seja por indígenas ou não indígenas.

“As lideranças indígenas da Raposa com apoio do CIR também discutirão medidas de salvaguardar o Lago Caracaranã como um ambiente sagrado e histórico dos povos indígenas de Roraima”.

Em março de 2014 foi desenvolvida uma norma provisória permitindo o uso e o acesso ao Lago, até que outra norma definitiva seja discutida coletivamente com as demais regiões da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

“A norma assegura regras aos indígenas e aos não indígenas que visitam o local, vetando o consumo de bebidas alcoólicas, despejo de lixo nas redondezas do lago, uso de produtos higiênicos como sabonetes, shampoos, etc., dentro do lago, passeio de jet-ski, entre outros”, finalizou.

Atualmente, para visitar o local é cobrado R$ 10,00 por pessoa e uma diária de R$ 50,00 por veículo estacionado no recinto.