Cultura

Circo do Seu Léo comemora 30 anos com programação em escola

Uma magia que atravessa o tempo e resiste ao avanço da tecnologia. As cores, piruetas, formas e o riso proporcionado debaixo da lona são atemporais. Essa é a mensagem que Léo Malabarista quer passar. O palhaço é conhecido na cidade pelo Circo do Seu Léo que fundou há mais de trinta anos.

Segundo ele, o Dia do Circo não pode ser esquecido, e por isso está realizando uma oficina na Escola Monteiro Lobato nesta terça-feira, 27. As apresentações incluem dança de rua, malabaristas, contorcionista, cover do Michael Jackson, bailarinas e palhaços fazem o público rir e se divertir.

“Tive a ideia, conversei com a diretora da escola e ela topou. Vamos apresentar a trajetória do circo e em seguida os alunos irão fazer uma redação sobre o circo”, disse.

Léo contou que conheceu o mundo do circo com seus familiares, segundo ele, são mais de quarenta anos atuando como palhaço. Ele explica que o “Circo do Seu Léo” é uma homenagem ao famoso “Cirque Du Soleil”. “A diferença é o dinheiro, o nosso é simples, mas tem alegria”, completa Léo.

Além das apresentações, o circo oferece oficinas gratuitas para as crianças a cada temporada em comunidades indígenas e municípios do interior. O objetivo é difundir a arte do circo e incentivar as autoridades a reconhecerem a cultura do picadeiro como Patrimônio Cultural.

O picadeiro do Seu Léo é conhecido por mostrar em seu espaço pelo menos duas coisas essenciais: o ambiente familiar e a criatividade humana, além da educação ambiental.

O Dia do Circo

O Dia do Circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos e se tornou um dos palhaços mais conhecidos do Brasil ao ser homenageado por intelectuais da Semana de Arte Moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

Serviço
Circo do Seu Léo
Data: 27 de março
Local: Escola Monteiro Lobato
Hora: 9h