Cultura

Cirurgião dentista tira dúvidas sobre implante dentário

Sorrir, morder aquela fruta que você tanto gosta ou praticar uma higiene bucal pode ser comum para a maioria das pessoas, mas, ao mesmo tempo, acaba sendo um desafio para quem perdeu um ou mais dentes durante a vida. Um procedimento que pode trazer de volta este bem-estar é o implante dentário. Muito mais do que estético, ele traz diversos benefícios para o dia a dia do paciente.

O implante dentário consiste em inserir um parafuso de titânio no osso e, depois de alguns meses, após o material estar ser bem integrado ao organismo, fixar dentes artificiais, que, na verdade, ficam bem naturais.

A peça de titânio possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo cientificamente comprovada. O que pode ocorrer no local são complicações causadas por fatores como: processo infeccioso, condição deletéria de saúde ou problemas ocorridos na cirurgia, e agravadas por hábitos como: tabagismo (fumo) e/ou higiene precária.

No Brasil, a técnica está cada vez mais difundida: são realizados cerca de 2,2 milhões de implantes dentais por ano no país, segundo a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar).

O cirurgião dentista Mauro Raposo explica que as peças reproduzem artificialmente as raízes dos dentes que são implantados no osso maxilar ou mandibular.

“Em princípio, qualquer pessoa pode receber implantes dentários. A colocação do implante dentário é feita sob anestesia local e não dói. O tempo de cirurgia depende da quantidade de implantes que serão implantados”, explica.

Independente do motivo que levou o paciente a perder o dente e o osso, pode-se complementar a altura e a espessura da região que receberá os implantes.

Segundo o especialista, as dores pós-cirúrgicas são mínimas e facilmente debeladas por analgésicos e anti-inflamatórios receitados no pré ou pós cirúrgico.

O implante foi desenvolvido para substituir um dente perdido. No processo é inserido um parafuso de titânio dentro do osso e é construído este dente. Existe um tempo para a colocação do implante e da coroa que é o acabamento. Num primeiro passo temos o implante através da cirurgia e um período variado para que o osso grude nas roscas do implante. Em alguns casos, em um mês e meio já integrou e pode começar um segundo processo, dependendo de cada caso.

Como funcionam as próteses fixas (Dentadura) sobre implante?

De acordo com Raposo, são colocados em torno de 6 implantes (dependendo da necessidade), que servirão como pilar para a prótese fixa provisória,  que poderá ser parafusada no momento da cirurgia evitando constrangimento estético e funcional para o paciente.

“Após 3 meses, quando todo o processo de cicatrização se finaliza  é confeccionada a prótese definitiva, que tem durabilidade prolongada devido à qualidade do material usado para confecção da mesma”.

O médico explica a importância de sanar todas as dúvidas sobre o tratamento, pois em algumas propagandas, informações são omitidas ou não são expostas de forma clara.  “É importante salientar que o paciente deve visitar regularmente o odontólogo para acompanhamento e manutenção do tratamento”, finalizou.

Como em todo procedimento cirúrgico, o implante dentário necessita de cuidados antes, durante e depois da operação. Após a escolha de um profissional capacitado, seguir as instruções do cirurgião dentista é imprescindível.