Política

Clinica reafirma que hemodiálise será suspensa até o pagamento

Após nota divulgada pelo Governo de Roraima e publicada na Folhaweb referente ao pagamento dos serviços de hemodiálise, a Clínica Renal de Roraima procurou a reportagem para esclarecer que não foi notificada oficialmente pelo governo sobre o cronograma de pagamento referente às notas atrasadas do Contrato n. 146/2014.

A Clínica ainda esclareceu que também não recebeu notificação quanto a concessão de medida liminar por parte do Poder Judiciário, no sentido de manter os serviços prestados.

“Dessa forma, será mantida a suspensão dos atendimentos aos pacientes crônicos na clínica a partir do dia 20 de julho. A CRR reitera que lamenta a decisão, mas não se encontra mais em condições de arcar com o serviço colocando em risco a saúde financeira da empresa”, informou o médico Kalil Coelho.

Ele ressaltou que do Governo de Roraima, recebeu apenas uma resposta do secretário adjunto de Saúde do Estado informando que os serviços de hemodiálise a beira do leito do hospital (HGR), referentes ao mês de abril, que estão atrasados há 65 dias, seriam pagos no dia 25/7.

“É importante explicar à sociedade que o contrato de serviço à beira do leito é outro e não tem nenhuma relação com o contrato dos pacientes crônicos atendidos na clínica. O governo não mencionou nada sobre esses pagamentos com atrasos superiores a seis meses. Todos os repasses do Ministério da Saúde acontecem dentro do prazo, ocorre que o Fundo Estadual recebe os recursos mas não repassa e mantem o atraso. Como ficam os pacientes até lá?” questionou.

Segundo Coelho o contrato que atende pacientes crônicos tem notas atrasadas desde dezembro de 2016. Deste contrato o governo está pagando a parte do SUS e não está honrando com o pagamento que é da responsabilidade do Estado. “As contas vão aumentando e vai gerando essa dívida que nunca é quitada. Sobre esse pagamento anunciado é como pagar um boleto que não está em questão tendo um boleto muito atrasado”.