Entretenimento

Clube de Astronomia se reúne na orla para observar a Superlua

A noite de hoje será de observação de um fenômeno não registrado há 68 anos

Um raro espetáculo enfeitará a noite de hoje. A segunda Superlua do ano será a maior e a mais brilhante em quase 70 anos devido a uma série de coincidências astronômicas.

Para observar o fenômeno, membros do Clube de astronomia de Roraima estarão na Orla Taumanã com seus telescópios a partir das 18 horas. De acordo com Abreu Mubarac, um dos membros fundadores do grupo, os telescópios estarão à disposição da comunidade.

Segundo ele, para participar do evento basta gostar de Astronomia e Ciência e geral. Formado há cerca de sete meses, o clube realiza reuniões para debater e assistir fenômenos ligados ao universo.

“No começo do ano quando comprei meu primeiro telescópio, não conhecia ninguém na cidade gostasse de Astronomia ou que tivesse telescópio. Aí descobri que o Beto Belini também tinha um e começamos a conversar. Daí surgiu a ideia de criar o Clube de Astronomia para reunir pessoas da cidade edo estado que gostam do assunto” comentou.

 Superlua

 O fenômeno em si não é raro. Somente em 2016, serão três consecutivos: em 16 de outubro, 14 de novembro e 14 de dezembro.

 O evento é resultado da coincidência entre a fase cheia do satélite e o ponto da sua órbita mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. Hoje, ela estará a apenas 356.509 quilômetros da Terra, sendo que a distância média é de 384.400 quilômetros.

 A Lua atingirá esse ponto às 21h22 e estará cheia às 23h52, mas o fenômeno poderá ser observado normalmente durante toda a noite. Segundo a Nasa, uma Superlua pode ser até 14% maior e 30% mais luminosa que uma Lua cheia no seu apogeu, quando está distante da sua órbita.

 

Publicidade